Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

ABAV 2016 / Feiras e Eventos / Política

MTur anuncia novo modelo do Cadastur e projeto Braços Abertos

Tetê Bezerra

Tetê Bezerra, do MTur

Durante reunião do Fornatur, nesta quinta-feira (29), a diretora de Qualificação e Promoção do MTur, Tetê Bezerra,  disse que um novo modelo do Cadastur  está sendo discutido e confirmou que será elaborada uma comissão para estabelecer as mudanças propostas. ““Fizemos uma licitação em agosto para modernizar o sistema do Cadastur com um modelo mais ágil. Já iniciamos as conversações sobre esse tema. Estamos avaliando como possa haver maior participação das empresas ”.

Uma comissão com representantes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas e Roraima vai apresentar propostas dos estados. Sobre o processo de fiscalização, a dirigente disse que o caminho seria um concurso público para contratação de pessoal ou o uso de funcionários com um programa de capacitação para atuarem no setor.

“A ideia seria inicialmente contar com uma equipe de 20 fiscais para um atendimento emergencial. Também estamos buscando o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Anvisa para nos ajudar na fiscalização”. Ela admitiu que o MTur não conta com infraestrutura de pessoal para esse fim. “Fizemos uma licitação em agosto para modernizar o sistema do Cadastur com um modelo mais ágil”

A secretária executiva da Setur Ceará, Luciana Mendes Lobo criticou o modelo que classificou “arcaico” do Cadastur que não utiliza as novas tecnologias para facilitar o cadastramento. “O modelo atual é completamente ultrapassado e não cabe aos estados fazer a fiscalização”. Atualmente o Cadastur conta com 56 mil empresas do setor de turismo cadastradas no MTur

Nilo Sérgio Felix, presidente do Fornatur lembrou que o Cadastur perdeu sua efetividade. “Precisamos de um novo modelo mais eficiente. O MTur tem que agilizar o processo de cadastramento e criar maiores facilidades”. A falta de fiscalização tem facilitado segundo os secretários o chamado turismo pirata com uso de meios de hospedagem sem qualquer regulamentação.  Oreni Braga, do Amazonastur citou o caso da necessidade de regulamentação do Airbnb. “Já entramos com uma queixa no Ministério Público para que tome providências”.

Projeto – Tetê Bezerra  informou que nesta quinta feira será realizado o lançamento o lançamento do curso de formação Braços Abertos, desenvolvido por meio de um aplicativo que será disponibilizado a partir de 2017 com o objetivo de capacitar mão de obra para o setor. “É um modelo que já foi utilizado com suscesso durante a Olimpíada no Rio de Janeiro e que agora será destinado  a todos os estados.

Receba nossas newsletters