A Organização Mundial do Turismo (OMT) realizou na última semana uma série de líderes do Turismo, nas Maldivas, com representantes de 25 países, para o programa anual de treinamento de executivos da OMT, que voltou a se concentrar no turismo doméstico como motor de recuperação e crescimento para destinos.
Em sua 15ª edição, o programa de capacitação mostrou-se mais uma vez a principal plataforma para os líderes do turismo da região se relacionarem e desenvolverem estratégias para orientar o setor para o futuro. O Ministro do Turismo das Maldivas, Abdulla Mausoom, abriu oficialmente a sessão de treinamento, dando as boas-vindas aos delegados. Ele destacou o apoio político de alto nível do país anfitrião ao turismo. Além disso, funcionários da OMT também se reuniram com o ministro e seus colegas para entender melhor os planos de diversificação do setor e promoção da igualdade de gênero.
Na abertura do evento, o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, destacou que, com a retomada do turismo em muitas partes do mundo, “o setor precisa de líderes que saibam reconhecer as ideias que farão a diferença, que inovem e apoiem os empreendedores e start-ups”
Refletindo o reinício do turismo doméstico antes do internacional, o programa de treinamento de executivos focou em destinos de treinamento para capitalizar nesta tendência. As sessões de abertura se concentraram na gestão de destinos e foram conduzidas por especialistas da OMT, juntamente com parceiros importantes como o Google, e apresentaram estudos de caso de Bangladesh, Camboja, Hong Kong, China, Indonésia, Irã, Mongólia, Paquistão, Sri Lanka e Vietnã.
Logo depois, sessões sobre o papel da inovação e parcerias com o setor privado no crescimento do turismo doméstico foram abordadas, com estudos de caso apresentados por representantes do Butão, Macau, China, Maldivas, Mianmar, Filipinas, Samoa, Índia e China.