Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Abracorp lança novo sistema de BI com dados detalhados do setor; veja fotos

Jahy Carvalho, Carlos Prado e Luis Vabo, da Abracorp

Jahy Carvalho, Carlos Prado e Luis Vabo, da Abracorp

A busca por dados precisos e por uma maior inteligência corporativa vem ganhando cada vez mais espaço no setor de Turismo. Após o Big Data da Abav, lançado em setembro do ano passado, agora foi à vez da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) criar seu próprio sistema de Business Inteligence, o Abracorp Inteligência de Dados. O lançamento da nova plataforma aconteceu na tarde desta quinta-feira (28), em São Paulo, juntamente com o lançamento dos guias de boas práticas do fornecedor e do cliente. O evento reuniu associados e principais fornecedores.

“Hoje é um grande dia, pois estamos lançando estes grandes marcos para a Abracorp, comemorando a consolidação de um trabalho de anos. Nosso compromisso com o código de conduta e ética é disseminar boas práticas e isso se faz com transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa”, destacou o presidente do conselho de administração da entidade, Carlos Prado, presidente do conselhoo de administração da Abracorp.

Os guias e o sistema de BI fazem parte de um trabalho integrado entre as gestões da entidade e resultante de um processo de colaboração entre os associados, como explica o diretor-executivo da Abracorp, Jahy Carvalho. “O que estamos lançando aqui é um trabalho de uma geração de lideranças. Muitos dos sentados aqui fizeram parte deste trabalho, que foi feito com muita colaboração e ouvindo todas as partes”, afirmou.

A ferramenta entrega dados consolidados de todos os segmentos comercializados pelas 28 agências associadas e permite gerar relatórios detalhados, como análise de market share e comparativos de período. Além da quantidade de informação obtida pelo novo sistema, o grande diferencial está na captação de dados, que é integrada ao sistema de BackOffice das agências.

“Até então nós apresentávamos um slide com power point com dados enviados por planilha pelas associadas. Hoje, através do BI, não existe mais esta entrega de dados. Isso é feito de forma automática por integração de sistema. Então os dados que serão apresentados efetivamente foram produzidos por cada uma das associadas, só que apresentados de uma maneira consolidada”, explica Luis Vabo, vice-presidente do Conselho de Administração da Abracorp.

No novo formato, a Abracorp terá acesso aos números consolidados da associação. Já as associadas poderão ter acesso aos dados gerais, além de contar com uma análise detalhada de sua agência, inclusive de seu share dentro da entidade.

O projeto durou cerca de um ano e meio até a sua apresentação e foi iniciado durante a gestão de Rubens Schwartzman, diretor-geral da Costa Brava, que participou do lançamento da plataforma destacando os avanços que ela traz para o setor de viagens corporativas. “Este é um filho meu que ficou aqui dentro da Abracorp. Agora a gente tem condições de filtrar os dados e trabalhar com informações mais precisas. Um dos maiores ganhos, além da informação, é o processo de compliance, automação e credibilidade da informação”, ressaltou o ex-presidente da Abracorp.

Rubens Schwartzmann participu da apresentação do novo sistema.

Rubens Schwartzmann participou da apresentação do novo sistema.

Mudança de metodologia

Com o novo sistema será possível que a entidade produza relatórios com uma maior frequência e facilidade. No caso dos dados relativos a aéreo as informações passam a ser captadas da mesma forma, na emissão do bilhete. Já no caso do terrestre não serão consideradas as reservas, mas o status conciliado do produto, ou seja, os dados migrarão para o sistema de BI somente após a efetivação. Após a locação, no caso de um carro, ou após o check out, no casa de hotéis.

Acesso

Todo o sistema será atualizado e disponibilizado online. Neste primeiro momento somente as associadas contam com acesso às informações, mas a entidade já trabalha na elaboração de um modelo com alguns filtros e permissões para ser utilizado por fornecedores. A expectativa é de que esta atualização aconteça no segundo semestre.

Veja fotos do lançamento da Abracorp

Fotos: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters