Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Aviação

Agências corporativas venderam R$ 5 bilhões a menos no aéreo em 2020

As empresas associadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) venderam juntas R$ 2,13 bilhões em passagens aéreas no ano de 2020, uma queda de 71% em relação aos R$ 7,47 bilhões faturados em 2019 com o segmento, o que em valores absolutos representou R$ 5,34 bilhões a menos. Ao todo, foram 2,4 milhões de bilhetes vendidos, queda de 64% na comparação com o ano anterior.

Os números mostram o forte efeito da pandemia de covid-19 e posicionam o setor de viagens corporativas como um dos mais afetados. A queda no número de bilhetes emitidos pelas associadas e maior que registrada no número de passageiros em 2020, que foi de 56%.

Entre as TMCs da Abracorp, a Gol foi a companhia aérea que vendeu o maior número de bilhetes, 534 mil. A companhia também ficou em primeiro no market share doméstico, tanto em bilhetes quanto em faturamento. Já a Latam foi a companhia que alcançou o maior volume de vendas no geral: R$ 556 milhões, além de ocupar a primeira posição em bilhetes vendidos e faturamento no internacional.

DOMÉSTICO

Somente no segmento doméstico, foram 2,2 milhões de bilhetes vendidos, queda de 63,2% na comparação com 2019. Já em volume de vendas foi de aproximadamente R$ 1,49 bilhão, 68% a menos.  A queda maior em faturamento ilustra outro fenômeno da pandemia, a queda da tarifa média.Vendas Abracorp aéreo 2020

O preço dos bilhetes domésticos caiu 13% em 2020, na comparação 2019, contrastando com o que ocorreu em 2019 e 2018, quando a tarifa média subiu 12,2% e 12%, respectivamente. A média passou de R$ 761 em 2019 para R$ 662 em 2020. Proporcionalmente, a maior redução aconteceu nas tarifas da Gol, 16,7%.

Em market share de vendas a Gol ficou com a primeira posição (35%), seguida por Azul (34,7%) e Latam (30%). Quando considerado o número de bilhetes vendidos as companhias mantêm as mesmas posições, mas com uma vantagem maior para a Gol.

Market Share Abracorp 2020
tarifa média Abracorp aéreo doméstico 2020

INTERNACIONAL

No internacional a queda nos números foi ainda mais acentuada, refletindo o receio das companhias em enviar executivos para fora do país e também o fechamento de fronteiras em diversos destinos.

O segmento registrou uma queda de 77% nas vendas, passando de 2,8 bilhões em 2019 para aproximadamente 649 milhões em 2020. Já em bilhetes a queda foi de 73,3% de 642 mil para 171 mil. Os dados também apontam para uma queda de 13% (13,6%) no tíquete médio, que passou de R$ 4.381 em 2019 para R$ 3.785 em 2020.

Vendas Abracorp aéreo internacional 2020

Bilhetes vendidos e volume de vendas (R$) na comparação entre 2019 e 2020

A Latam manteve a primeira posição em bilhetes e volume de vendas, mesmo com quedas significativas de 76,4% e 78,8%, respectivamente. A grande surpresa ficou por conta de Air France-KLM, que ficou na segunda posição em volume de vendas, seguida pela United.

Outro destaque foi a American Airlines, que pela primeira vez na história ficou fora do Top 3 no market share de vendas. Em número de bilhetes a companhia manteve a segunda posição.

Entre as empresas com maior market share no segmento internacional, as que registraram maior queda no volume de vendas foram Emirates (-83%), Delta (-80,5%), Gol (-79,5%), American Airlines (78,9%) e Latam (-78,8%). Já a menos impactadas foram Qatar (-55%), Aeroméxico (-60%) e Air France-KLM (-72,3%).

Market share aéreo internacional Abracorp 2020

Market share de vendas

Receba nossas newsletters