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Agências e Operadoras / Turismo em Dados

Braztoa: 40% das operadoras já faturam mais do que no período pré-pandemia

Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa apresentou dados com otimismo e falou sobre as expectativas para este ano

Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa

A Braztoa divulgou, nesta quinta-feira (25), os resultados do segundo trimestre de 2022 de suas associadas. Destaque para o volume de vendas, na qual 81,2% das operadoras ultrapassaram a marca dos 100% dos valores faturados no mesmo período de 2021, sendo que metade dessas empresas já chegou aos 200% de crescimento. Na comparação com 2019, período pré-pandemia, o número de operadoras que já ultrapassou 100% do faturamento é de 40,6%, um grande avanço diante dos 14,81% do primeiro trimestre.

Exatos 40,6% faturaram entre 50% e 100%, enquanto o índice das empresas que trabalham para chegar aos 50% do que venderam em 2019 caiu de 48,1% (primeiro trimestre) para 18,8% nos meses de abril, maio e junho. “Tem operadores faturando o dobro do que 2019 e isso é um número surpreendente”, afirmou Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa, durante apresentação dos resultados.

Participaram da reunião de divulgação dos dados o presidente da Braztoa; Rayane Ruas, da Sprint Dados; Tricia Neves, da Mapie; e Ronnie Correa, da Abreutur. “Os números apresentados demonstram que o turismo é vivo, está em movimento e ficamos surpresos com os resultados. O faturamento nas operadoras tem crescido exponencialmente. Temos 81% das operadoras que ja ultrapassaram a marca de 100% comparados aos dados do ano passado”, reforçou Rayane Ruas.

“Os números apresentados demonstram que o turismo é vivo, está em movimento e ficamos surpresos com os resultados. O faturamento nas operadoras tem crescido exponencialmente

Para Roberto, os dados desta edição do Boletim Braztoa mostram que as expectativas positivas do setor se concretizam mês a mês e que a atuação especializada das operadoras, focada em oferecer as melhores alternativas aos seus clientes, fazem a diferença na evolução dos números. “Seja em novas opções de destinos para a viagem, passando pela definição da melhor data para driblar valores elevados, até as facilitações de aquisição com parcelamentos, nosso trabalho é garantir que a tão sonhada experiência aconteça e é justamente assim que nosso segmento segue mudando e trazendo indicativos surpreendentes”, completou Roberto.

Vendas de nacional e internacional quase se igualam

Aeroporto avião aeronave divulgação inframerica.

Apenas 12 pontos percentuais separam a procura por viagens nacionais e internacionais, um número inédito para as operadoras (Divulgação/Inframérica)

Apenas 12 pontos percentuais separam a procura por viagens nacionais e internacionais, um número inédito para as operadoras. “Temos pela primeira vez, desde que a Braztoa registra os dados, o nacional (56%) e internacional (44%) quase iguais na porcentagem de vendas. Uma mudança nesse cenário onde o internacional ganha protagonismo e representa 44% da venda das operadoras”, afirmou Rayane.

“Temos pela primeira vez, desde que a Braztoa registra os dados, o nacional (56%) e internacional (44%) quase iguais na porcentagem de vendas.

Entre os produtos mais comercializados estão: aéreo e terrestre, seguidos de roteiros apenas com a parte terrestre, e os cruzeiros, que estão ganhando cada vez mais espaço entre as preferências, com a proximidade da temporada brasileira, que começa em outubro, e com os valores atrativos de navegação em destinos fora do país.

Maioria das operadoras já ultrapassou embarques de 2021

Outro dado importante é que 65,6% das operadoras ultrapassaram o número de pessoas embarcadas no mesmo período de 2021. No primeiro trimestre deste ano, o volume ficou em 51,8%. Ao comparar com a média histórica, 37,5% das operadoras foram além dos 100% dos embarques feitos antes da pandemia (nos primeiros três meses deste ano esse indicador esteve em 14,8%), já 21,8% embarcaram entre 50% e 100%, mesmo índice dos que continuam trabalhando para alcançar 50% dos patamares de 2019.

“65,6% das operadoras ultrapassaram o número de pessoas embarcadas no mesmo período de 2021. No primeiro trimestre deste ano, o volume ficou em 51,8%”

O segundo trimestre também representa um dos menores índices de remarcações, desde o início da pandemia, com as novas vendas representando 80,8% dos embarques nacionais e 73% do internacional. O seguro viagem permanece como um produto importante no setor, no nacional está presente em 62% das vendas e no internacional, 79%.

Destinos mais buscados

NACIONAL

  • Maceió
  • Natal
  • São Paulo
  • Fortaleza
  • Salvador
  • Gramado
  • Lençóis Maranhenses

INTERNACIONAL

  • Portugal
  • Orlando e Argentina
  • Cancun e Chile

Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas no segundo trimestre de 2022, 40,4% das foram para embarque no mesmo período das vendas, 27,3% para o terceiro trimestre, 21% para os três últimos meses de 2022, e 11,4% acontecerão em 2023. Em relação aos embarques internacionais, 31,3% aconteceram no próprio segundo trimestre, 30% ficaram para período entre julho e setembro, 19,4% para o quarto trimestre, e 18,7% se realizarão em 2023.

Expectativa para próximos meses é de otimismo

As operadoras associadas da Braztoa estão confiantes na recuperação do faturamento nos próximos meses. 86% dessas empresas têm boas ou ótimas perspectivas de movimentação e concretização de vendas no segundo semestre de 2022. As projeções são de 78,5% de crescimento em relação a 2021 e 45,3% em relação a 2019.

Sobre os tipos de experiências, observam-se mudanças de acordo com o período escolhido para viajar. O Réveillon foi o feriado mais comercializado no período, seguido da semana do saco cheio, entre 12 a 15 de outubro, dos feriados de novembro, e Natal e 7 de setembro fechando o ranking.

Quando trata-se do Réveillon, a procura segue a ordem:

  • Sol e praia;
  • Cruzeiros;
  • Luxo;
  • resorts.

No Natal, figuram:

  • Sol e praia;
  • Compras;
  • Luxo;
  • Cruzeiros;
  • Resorts.

Nos demais feriados, ecoturismo/aventura, rural/hotel fazenda, lua de mel/romântica, parques temáticos e cruzeiros entram na lista de procura.

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