Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Hotelaria / Política / Serviços

CMN prorroga parcelas de empréstimos realizados juntos a fundos constitucionais

Fundo foi muito utilizado pela hotelaria

No caso de empresas urbanas, a medida abrange parcelas com vencimento em 2021

Uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), publicada no Diário Oficial da União, contemplará empresas dos setores mais afetados pela pandemia no país, já que o texto permite prorrogar por até 12 meses parcelas de empréstimos realizados junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

No caso de empresas urbanas, a medida abrange parcelas com vencimento em 2021.  “Desde o início da pandemia, o governo Bolsonaro age para socorrer empresas e preservar empregos. Esta é mais uma prova de sensibilidade em relação às dificuldades dos empreendedores, que poderão manter atividades e participar ativamente da retomada do turismo”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Conforme a resolução do CMN, a prorrogação de parcelas de financiamentos engloba inclusive operações de crédito em situação de inadimplência – desde que a pendência tenha sido regularizada até a data da ampliação do prazo. Além disso, as instituições financeiras envolvidas deverão comprovar a dificuldade temporária do tomador do empréstimo.

“Se não fosse esta prorrogação, muitos hotéis poderiam fechar”, aponta Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), um dos ramos mais impactados pela pandemia. Linhares elogia a disposição do ministro Gilson Machado Neto, do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e do ministro da Economia, Paulo Guedes, em negociar a prorrogação.

Receba nossas newsletters