Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Hurb será investigado pelo Ministério Público do RJ por conta de possíveis crimes

HURB Hurb será investigado pelo Ministério Público do RJ por conta de possíveis crimes

De acordo com o jornal O Globo, o inquérito corre na 36ª Delegacia de Polícia do Rio (Divulgação)

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, através da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Santa Cruz, exigiu a instauração de inquérito policial para apurar possíveis crimes cometidos pelo Hurb. De acordo com o jornal O Globo, o inquérito corre na 36ª Delegacia de Polícia do Rio e é fruto de uma investigação que decorre de uma denúncia feita pelo advogado João Francisco Raposo Soares ao Ministério Público Federal.

“O Hurb é uma agência de turismo virtual que vende pacotes turísticos com preços muitíssimo abaixo de todas as outras empresas do Brasil e do mundo. Embora não seja nem mesmo uma das 10 maiores agências de viagens do Brasil, trata-se da única empresa do mundo que vende todos os seus pacotes turísticos (hotel + passagens) a um preço no mínimo três vezes mais barato que os menores preços de todos os seus concorrentes do mundo inteiro”, escreveu o advogado no pedido de abertura de inquérito.

Em maio, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) decidiu suspender temporariamente a venda de novos pacotes com datas flexíveis do Hurb devido a “irregularidades encontradas nas práticas comerciais da companhia”. A medida foi tomada como forma de proteção aos consumidores e busca garantir a resolução dos problemas antes que novas vendas sejam realizadas. Recentemente, o MPRJ exigiu que os clientes da empresa fossem reembolsados instantaneamente.

Também em maio, a empresa logo começou um processo de demissão em massa que atingiu cerca de 40% do seu quadro de colaboradores (cerca de 400 pessoas). O Hurb não informou quantos funcionários foram demitidos, mas confirmou que a empresa está passando por uma “readequação de seu quadro de colaboradores, além de outras ações que visam a redução de despesas.

Entre aqueles que estiveram envolvidos diretamente com os problemas da empresa desde abril, Ana Carolina Feliciano, Antonio Gomes e Lia Coutinho deixaram o Hurb em junho. Ana Carolina Feliciano deixou a empresa no mesmo mês em que o CEO renunciou, que o cofundador anunciou sua saída e que Lia Coutinho partiu para outros desafios.

Procurado pelo jornal O Globo, o Hurb disse que não foi notificado de qualquer ação ligada ao Ministério Público.

Receba nossas newsletters