ministerio do turismo
Gustavo Feliciano, o novo ministro do Turismo (Janaina Brito/M&E)

O Ministério do Turismo abriu, na última segunda-feira (30), o cadastramento para agências de viagens interessadas em atender turistas da China no Brasil. A seleção ocorre no contexto da análise sobre a adoção de reciprocidade na exigência de visto entre os países e busca estruturar a recepção de grupos chineses no país.

O chamamento público é direcionado a empresas que desejam atuar no planejamento e na recepção desses turistas, desde que estejam regularizadas no Cadastur e cumpram as exigências do acordo bilateral. 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online até 17 de abril, com participação condicionada também à adesão ao sistema ADS China, que regula o envio de grupos turísticos ao exterior.

Segundo o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, a iniciativa amplia a cooperação entre os países. “O fortalecimento das relações turísticas entre Brasil e China ganha mais um impulso com a abertura dessa nova frente de atuação para o setor privado”, afirmou. Ele também citou a realização do Ano Cultural Brasil-China em 2026 como fator de aproximação.

Exigências do Ministério do Turismo

ministerio do turismo
O resultado da seleção será divulgado em 27 de abril no Diário Oficial da União (Freepik/tirachardz)

A iniciativa exige que as agências concordem com o Termo de Responsabilidade e cumpram os critérios técnicos definidos pelo sistema ADS China. O processo integra a estratégia de organização da oferta turística para ampliar a presença de visitantes chineses e estruturar a operação receptiva nacional diante de um mercado considerado prioritário.

O resultado da seleção será divulgado em 27 de abril no Diário Oficial da União e no portal do Ministério do Turismo. As empresas habilitadas poderão atuar por um período de um ano, enquanto aquelas já aprovadas em chamamento recente estarão dispensadas de nova inscrição.