Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Vídeos

“Movimento volta no segundo semestre, mas retomada só em 2021”

Haverá sim uma retomada. Mas ela não será automática. É isso que pensa o presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu, que concedeu uma entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS. Uma pesquisa feita pela entidade mostrou que 91% das operadoras não prevê vendas no mês de abril, enquanto 12% acreditam que haverá retomada até o mês de julho e 36% apostam no segundo semestre. No entanto, 43% apontam que o setor voltará ao normal apenas em 2021.

“Fizemos a pesquisa porque era preciso saber a situação real das associadas, pois todos fomos surpreendidos pela crise”, contou. “As operadoras vinham em um sentido de crescimento, com um faturamento de R$ 15 bilhões no ano passado. Hoje, estamos parados, com faturamento zero e apenas fazendo reembolso. Boa parte dos associados acredita que as vendas voltam no segundo semestre, mas atingir os níveis de vendas do pré-crise, somente em 2021”, complementou.

Nedelciu elencou ainda as ações feitas em conjunto com as demais entidades, que garantiu acordos com sindicatos e medidas do governo que permitiram diminuir o custo da folha e manter empregos. Ele falou também da MP 948 que, embora tardia, dá um fôlego às operadoras. Um dos maiores problemas atuais, porém, é a tomada de crédito.

“Normalmente bancos não gostam muito de ver empresas do setor de turismo nem passar na frente, pois é um negócio volátil e normalmente as garantias são os recebíveis . Estamos tentando uma linha em que o governo nos dê as garantias, ou a criação de um fundo garantidor que permita, a juros razoáveis, uma tomada de crédito dos operadores”, disse.

Outra frente em que a Braztoa atua é para ajudar na retomada. Roberto revelou que há conversas com o governo para a criação de campanhas e promoções. Além disso, as entidades tentam, novamente, zerar o IRRF para fortalecer o mercado nacional. “A gente acredita que o mercado doméstico estará muito forte na retomada”, ressaltou.

Receba nossas newsletters