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Agências e Operadoras

Um ano de Agaxtur no Grupo Águia Branca: o que mudou, as novidades e a reinvestida no B2B

Jarbas Junior Claiton Armelin Andrea e Aldo Leone da Agaxtur Um ano de Agaxtur no Grupo Águia Branca: o que mudou, as novidades e a reinvestida no B2B

Jarbas Junior, Claiton Armelin, Andrea e Aldo Leone, da Agaxtur

Tudo começou em outubro de 1953. Foi naquela época que o saudoso Aldo Leone fundava a Agaxtur Operadora, em Santos (SP), focada primeiramente na realização de excursões para os estrangeiros que chegavam ao porto para visitarem a capital ou a cidade de Guarujá. Após um ano de sua inauguração, fez sua primeira excursão internacional com destino à Argentina, dando seu passo inicial para expandir seus horizontes. E depois disso não parou mais.

A partir dos anos 1970 consolidou a condição de operadora como uma das que mais comercializa cruzeiros marítimos do Brasil. É considerada hoje uma das principais referências no mercado de turismo, oferecendo uma ampla variedade de produtos e serviços, como viagens nacionais e internacionais, cruzeiros marítimos e fluviais, viagens de incentivo, hotéis, aluguel de carros, transfers e seguro viagem, com o objetivo de atender às necessidades dos seus clientes.

“Estamos com um time forte, entregando o máximo e o melhor, sempre de olho no futuro. Queremos ser a melhor empresa de viagens do Brasil. A melhor em parceria, em condições e em relacionamento com clientes e fornecedores”

E exatos 70 anos depois da sua inauguração, agora em 2023, a Agaxtur reuniu os principais agentes de viagens, os principais fornecedores do trade e toda a equipe do escritório em São Paulo para comemorar justamente estas sete décadas de história, que acabou ganhando mais um grande protagonista, em agosto de 2022, quando o Grupo Águia Branca anunciou a compra de 70% da operadora, até então sob inteira responsabilidade do presidente e CEO Aldo Leone Filho.

Equipe Agaxtur Um ano de Agaxtur no Grupo Águia Branca: o que mudou, as novidades e a reinvestida no B2B

Equipe da Agaxtur em sua festa de 70 anos realizada em setembro de 2023 (Arquivo/M&E)

No dia 20 de outubro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra de 70%. Com isso, Aldo Leone continuou como o presidente da empresa, enquanto Claiton Armelin tornou-se diretor executivo, mesma função que ocupou na CVC Corp por 34 anos. Jarbas Correia Junior e Andrea Leone Bastos, por sua vez, permaneceram em suas diretorias. E um ano depois, o que mudou na Agaxtur Operadora como parte do Grupo Águia Branca?

Sobre “o que mudou neste primeiro ano de aquisição” foi apenas uma das perguntas que o M&E fez a Aldo Leone, Claiton Armelin e toda a diretoria da Agaxtur numa entrevista exclusiva, super especial e completa

Apesar do Grupo Águia Branca ter adquirido majoritariamente a Agaxtur, no dia a dia nada mudou, aliás, só cresceu, como disse Renan Chieppe, vice-presidente do Grupo Águia Branca, em entrevista ao M&E em setembro. “Estamos com um time forte, entregando o máximo e o melhor, sempre de olho no futuro. Queremos ser a melhor empresa de viagens do Brasil. A melhor em parceria, em condições e em relacionamento com clientes e fornecedores”, disse ele, na ocasião.

Sobre “o que mudou neste primeiro ano de aquisição” foi apenas uma das perguntas que o M&E fez a Aldo Leone, Claiton Armelin e toda a diretoria da Agaxtur numa entrevista exclusiva, super especial e completa, que revelará a partir de agora todos os detalhes da aquisição, a sinergia criada entre a Agaxtur e o Grupo Águia Branca, as conquistas comemoradas neste primeiro ano como parte da holding o que esperar do futuro da operadora de 2024 em diante.

Mas o que mudou neste primeiro ano de aquisição da Agaxtur?

Jarbas Junior Aldo Leone Andrea Leone Claiton Armelin e Renan Chieppe da Agaxtur Um ano de Agaxtur no Grupo Águia Branca: o que mudou, as novidades e a reinvestida no B2B

Jarbas Junior, Aldo Leone, Andrea Leone, Claiton Armelin e Renan Chieppe, da Agaxtur, durante a festa de 70 anos da Agaxtur

ALDO LEONE – O principal ponto que mudou foi justamente esse novo olhar para Agaxtur. Uma empresa que chegou aos 70 anos com a entrada do Grupo Águia Branca, que nos proporcionou este novo olhar. Hoje somos uma empresa estruturada, com cultura empresárial e famíliar muito fortes e com governança. Juntamos duas empresas com essa cultura familiar, que tem como vocação a prestação do serviço excepcional e com uma capacidade financeira muito forte.

“Podemos dizer que a Agaxtur hoje é a empresa que mais tem capacidade no mercado de operadoras no Brasil, e com isso surge verdadeiramente uma nova Agaxtur”

A Agaxtur não é uma empresa que chegou ontem ao mercado, não é aventureira, muito pelo contrário, é sólida e respeitada. Podemos dizer que a Agaxtur hoje é a empresa que mais tem capacidade no mercado de operadoras no Brasil, e com isso surge verdadeiramente uma nova Agaxtur, com muita força e vontade de realmente ter esse mercado B2B completo. E este novo olhar para Agaxtur em nada denigre o nosso passado, mas prepara um futuro diferente para tudo.

Como retomar o B2B? Como voltar a ser a preferência dos agentes?

Aldo Leone Agaxtur scaled 1 Um ano de Agaxtur no Grupo Águia Branca: o que mudou, as novidades e a reinvestida no B2B

Aldo Leone na nova sala de treinamentos da Agaxtur inaugurada neste ano

ALDO LEONE – É justamente este um de nossos objetivos: a retomada do B2B, com um plano consistente de vantagens aos agentes de viagens, que entregue confiança, com pagamento de comissão antecipada e aumento de comissões em setores onde a margem permite. E onde a margem não permite, estamos investindo em ações de marketing e ações de publicidade para levar essas vendas até eles. Sem falar em todo o conhecimento que a Agaxtur tem nestes 70 anos.

“É justamente este um de nossos objetivos: a retomada do B2B, com um plano consistente de vantagens aos agentes de viagens, que entregue confiança, com pagamento de comissão antecipada e aumento de comissões em setores onde a margem permite”

CLAITON ARMELIN – E o grande destaque é o lançamento da campanha criada para o agente de viagem: Agaxtur Cash In. Ao vender os produtos Agaxtur, o agente terá a oportunidade de ganhar prêmios e bonificações em dinheiro. E como funciona? A cada R$ 200,00 em vendas de produtos Agaxtur, receberá 1 Cash In. E mensalmente, selecionaremos produtos específicos que serão promocionais e renderão o dobro de Cash In. Além disso, através do aplicativo, o agente terá total controle sobre seus prêmios, possibilitando efetuar pagamentos via QR Code, pagar boletos bancários e até mesmo fazer recargas de celular.

Quais foram as sinergias e investimentos neste primeiro ano?

Jarbas Junior Claiton Armelin Andrea e Aldo Leone diretores da Agaxtur Um ano de Agaxtur no Grupo Águia Branca: o que mudou, as novidades e a reinvestida no B2B

Jarbas Junior, Claiton Armelin, Andrea e Aldo Leone, diretores da Agaxtur

ALDO LEONE – A primeira sinergia foi a tecnologia. Passamos este primeiro ano investindo em tecnologia, colocando o Infotera juntamente com a Krooze e formatando assim um sistema muito parrudo, com servidores dedicados e velocidade de resposta muito maiores do que a média de mercado. Investimos em novos sistemas, em novos servidores e em novas máquinas para funcionários, com infraestrutura moderna, sistemas de controles, BI que controla as vendas, e a entrada da InfoTravel com servidores próprios.

“Fizemos contratos com mais de 25 brockers de hotel, incluindo a venda dos ingressos dos parques de Orlando, que voltaram a ser feitas através da Agaxtur juntamente com hotéis Disney e Universal”

O Grupo Águia Branca sempre foi muito forte em tecnologia, com três servidores próprios de dados e com uma segurança incrível. A parte administrativa financeira está sendo gerida hoje pelo Grupo Águia Branca, o que criou também uma sinergia muito forte de Recursos Humanos e Compliance, então todos os colaboradores estão engajados na campanha e na própria missão da Águia Branca, que é mover o mundo com excelência e respeito pelas pessoas.

“Todos os colaboradores estão engajados na campanha e na própria missão da Águia Branca, que é mover o mundo com excelência e respeito pelas pessoas”

E com a entrada de Águia Branca, fizemos contratos com mais de 25 brockers de hotel, incluindo a venda dos ingressos dos parques de Orlando, que voltaram a ser feitas através da Agaxtur juntamente com hotéis Disney e Universal. Refizemos todos nosso portfólio com as melhores tarifas possíveis, além do Cash In, plano de benefícios para os agentes de viagens, de treinamentos fortes para agentes de viagens e do atendimento próprio da Agaxtur, gerando proximidade e confiança com o agente de viagem.

Quais produtos mais despontaram em 2023?

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Aldo Leone, presidente da Agaxtur

ALDO LEONE – Entre os produtos que mais despontaram nas vendas em 2023, eu diria que foram os cruzeiros marítimos, o que acabou culminando com a chegada do MSC Grandiosa, além dos mais de 10 navios de luxo e de expedição lançados neste ano, bem como a chegada do Explora Journeys e a retomada da Crystal Cruises. E Bariloche foi uma surpresa agradável. Desde 2011 não tínhamos um movimento tão grande como este ano, com mais de mil passageiros embarcados.

Destaque também para o retorno dos circuitos europeus na Europa. A Agaxtur hoje vende Mapaplus, Europamundo, entre tantas outras, que fazem com que a operadora seja a maior produtora de roteiros de ônibus na Europa e em todo o mundo. E, por fim, uma bela retomada das vendas em parceria com a Resorts Brasil, entidade que está muito animada com esta nova Agaxtur, além de novos projetos como a própria Olímpiadas de Paris em 2024.

“No geral, o ano de 2023 foi excepcional já que batemos todas as nossas metas. E 2024 teremos um orçamento ainda mais agressivo, que vem com toda a força de uma nova Agaxtur”

No geral, o ano de 2023 foi excepcional já que batemos todas as nossas metas. E 2024 teremos um orçamento ainda mais agressivo, que vem com toda a força de uma nova Agaxtur. Voltamos da convenção do Grupo Águia Branca, que reuniu todas as empresas do grupo, e a Agaxtur acabou sendo citada como um novo investimento e aposta no setor de Turismo e Serviços.

Equipe da Agaxtur Um ano de Agaxtur no Grupo Águia Branca: o que mudou, as novidades e a reinvestida no B2B

Parte da equipe da Agaxtur em uma das feiras nacionais de 2023 (Eric Ribeiro/M&E)

AMAURI BARBOSA (GERENTE DE PRODUTOS NACIONAIS) – Aumentamos a venda em 25% e, para destinos nacionais crescemos o market share em 30%. Em 2022, o share de vendas para os destinos nacionais era de 15%. Fechamos em setembro de 2023 em 30% e vamos alcançar, até o final do ano de 2023, os 40%, esse é o desafio da área de produtos nacionais.

BRUNA SANCHEZ (GERENTE DE EVENTOS DE INCENTIVO) – Campanhas que foram adiadas estão sendo realizadas em massa após a pandemia, aquecendo o setor de forma agressiva, porém nossos clientes estão mais prudentes com seus budgets e as solicitações passaram a ser mais imediatas. Os destinos estão mais diversificados, pois gerou uma ânsia nas viagens e experiências como um todo. Nota-se uma busca mais intensa no destino europeu, devido à instabilidade econômica no mercado latino. Vemos um mercado mais atento à questão ESG, priorizando destinos sustentáveis além de prevalecer as experiências.

E o portfólio de produtos da Agaxtur para 2024?

Claiton Armelin diretor executivo da Agaxtur scaled 1 Um ano de Agaxtur no Grupo Águia Branca: o que mudou, as novidades e a reinvestida no B2B

Claiton Armelin, diretor executivo da Agaxtur

CLAITON ARMELIN – Nosso portfólio de produtos 2023 foi bem diversificado com o objetivo de entender melhor a dinâmica do novo momento, com um 2023 sendo o primeiro ano inteiro dentro da “normalidade” após a pandemia. Para 2024, já estamos estudando a manutenção de produtos que tenham sinergia com o DNA da nossa marca, as tendências de mercado e o turismo de luxo com suas particularidades, que estão sendo tratados de maneira distinta.

“Para 2024, já estamos estudando a manutenção de produtos que tenham sinergia com o DNA da nossa marca, as tendências de mercado e o mercado de luxo com suas particularidades”

Estamos bem animados com o momento, fazendo nosso trabalho com suporte de várias consultorias, com base em tendências globais e com uma equipe que está interagindo e aderindo a todas estas mudanças com sabedoria e sincronia. Refizemos ainda os contrato com diversos fornecedores para aumentar o portfólio nacional, internacional, de resorts e de rotas de experiência.

Relançamento do departamento de Luxo

Aldo Leone e Eby Piaskowy Um ano de Agaxtur no Grupo Águia Branca: o que mudou, as novidades e a reinvestida no B2B

Aldo Leone, presidente da Agaxtur, e Eby Piaskowy, head de Departamento de Luxo da Agaxtur, durante visita do M&E ao escritório da empresa em novembro, em clima de Halloween

Vimos aqui no M&E, em novembro, que em meio ao seu processo contínuo de expansão e renovação do portfólio neste primeiro ano de aquisição de 70% por parte do Grupo Águia Branca, a Agaxtur reinaugurou seu departamento de Turismo de Luxo. Agência Virtuoso já há muitos anos, como parte da principal rede global de agências especializadas em viagens de luxo e experiências, a Agaxtur embarcou em um novo momento.

Para isso, contratou a experiente Eby Piaskowy como head do Departamento de Luxo, que destacou o investimento no Turismo de Luxo a partir de 2024. “Estaremos ainda mais próximos do agente, com muitas novidades, levando conhecimento e proporcionando uma entrega melhor aos seus passageiros com tarifas competitivas. A Agaxtur por muitos anos teve o luxo na linha de frente de seu portfólio de produtos, após a pandemia fomos reorganizando nosso portfólio e agora chegou a vez dos produtos premium”, disse.

“Estaremos ainda mais próximos do agente, com muitas novidades, levando conhecimento e proporcionando uma entrega melhor aos seus passageiros com tarifas competitivas”

Ela lembra que a Agaxtur é agência Virtuoso já há muitos anos, tendo acesso a produtos exclusivos. “O que estamos fazendo agora com o grupo Águia Branca é investindo nesta área com foco total. A Águia Branca tem muito interesse em trabalhar neste nicho, pois existem sinergias. O grupo possui negócios no mercado de carro de luxo, tem participação acionária na Azul e conhece bem o mercado de luxo. Temos a tecnologia necessária e estamos investindo em pessoas com know-how e vivência no luxo para dar todo o suporte de atendimento e operacional para o mercado do B2B. Teremos muitas novidades em 2024″, complementou ela.

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