Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

​Abear: “Vivemos um momento de ajuste de oferta por conta dos custos”

A performance de maio resultou coletivamente em uma expansão de 1,49% na oferta e de 3,89% na demanda, elevando o fator de aproveitamento em 1,7 ponto percentual

A performance de maio resultou coletivamente em uma expansão de 1,49% na oferta e de 3,89% na demanda, elevando o fator de aproveitamento em 1,7 ponto percentual

Passageiros domésticos e internacionais já somam mais de 32,7 milhões no ano. Contudo, ainda existem motivos para preocupação. Em maio, cada uma das companhias aéreas associadas à Abear teve avanços em todos os indicadores operacionais relativos ao transporte doméstico de passageiros na comparação com os números de abril de 2013 (a única exceção foram os dados de oferta de assentos da Tam, praticamente estáveis). 

“Dentro do padrão esperado de sazonalidade do mercado, a oferta total ainda foi inferior à de março desse ano, mas a demanda já se mostrou superior à daquele mês, indicando que o mercado continua a crescer”, disse o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz. “Mas ainda assim estamos nos aproximando do encerramento do semestre bastante preocupados porque os dados de maio ainda não refletem o aumento do Dólar frente ao Real. Vivemos um momento de ajuste de oferta por conta dos custos que subiram. E quando achamos que estamos chegando perto de um ponto de equilíbrio, vem a subida do câmbio que é explosiva para nossa atividade”, completa. 

A performance de maio resultou coletivamente em uma expansão de 1,49% na oferta (medida em ASKs, ou assentos-quilômetros oferecidos) e de 3,89% na demanda (medida em RPKs, ou passageiros-quilômetros pagos transportados), elevando o fator de aproveitamento em 1,7 ponto percentual.  


No último mês as empresas ofertaram 9,4 bilhões de ASKs, que foram ocupados por 7,0 bilhões de RPKs. O total de passageiros transportados viu nova expansão, chegando a 6,4 milhões de passageiros domésticos, quase alcançando os 6,5 milhões de janeiro. No mês, a Tam liderou os embarques domésticos, com 2,2 milhões de passageiros. O fator de aproveitamento médio do mercado foi de 74,1%, coincidentemente o mesmo valor alcançado pela Trip. O aproveitamento médio da Tam foi 0,3% acima do mercado. Avianca e Azul obtiveram aproveitamentos 5,9% e 5% acima do mercado, respectivamente. 

Market share – Em termos de participação, a Tam segue liderando o mercado, com 39,8% de share, num aumento de 1,1 ponto percentual em relação a abril.  Seguem-se a Gol, com 35,6%; o grupo Azul/Trip, com 17,4%; e a Avianca, com 7,2%. Azul/Trip e Avianca mantiveram sua participação de 24,6%, 0,2 pontos percentuais abaixo de abril.

Evolução anual – Em relação a maio de 2012, as Associadas da Abear registram um pequeno aumento de oferta – de 9,3 para 9,4 bilhões de ASKs (avanço de 1,7%)-, mas uma significativa expansão da demanda – de 6,2 para 7,0 bilhões de RPKs – elevando o fator de aproveitamento em 6,8 pontos percentuais. “Com as companhias fazendo uma gestão cuidadosa da oferta disponível, em face aos altos custos do setor, as operações estão sendo otimizadas, o que fica evidenciado pelas taxas de ocupação das aeronaves”, avalia o consultor técnico da Abear, Adalberto Febeliano.

Internacional – O mercado internacional viu estabilidade na oferta e um aumento na demanda parecido com o do mercado doméstico, elevando o fator de aproveitamento em pouco mais de 2 pontos percentuais.  A Gol viu sua participação nesse mercado ampliar-se de 8,3% para 11,1%.
Receba nossas newsletters