Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

​Gasto global com transporte aéreo deve chegar a US$ 746 bi em 2014

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) lançou o relatório de desempenho econômico mostrando como o transporte aéreo gera valor para os consumidores, a economia em geral, governos e investidores. O documento revela como o setor aéreo continua a melhorar a rentabilidade por meio de ganhos de eficiência ao conectar mais cidades, reduzindo os custos de transporte, apoiando o  trabalho e fazendo grandes investimentos.

O gasto global com  transporte aéreo deve chegar a US$ 746  bilhões em 2014, o que equivale a 1% do PIB mundial. O número de passageiros deve chegar a 3,3 bilhões e beneficiar uma crescente rede global, além de propiciar tarifas aéreas 3,5% mais baixas em termos reais (descontada a inflação). As empresas também estão se beneficiando do crescimento da conectividade e de uma queda de 4% nas taxas de frete, descontada a inflação.

Os benefícios da aviação como agente catalisador são ilustrados pelos US$ 621 bilhões em gastos no turismo que a indústria vai facilitar, ao longo do ano, bem como os US$ 6,8 trilhões em bens que serão entregues por via aérea. A aviação apoia direta ou indiretamente cerca de 58 milhões de empregos em todo o mundo. Além disso, as companhias aéreas estão fazendo enormes investimentos na modernização da frota. Este ano, a indústria vai receber 1.400 aviões no valor de cerca de US$ 150 bilhões.

Esses benefícios e investimentos estão ocorrendo, apesar da persistente fraca rentabilidade e da carga tributária que este ano pode chegar a US$ 121milhões (acima dos US$ 113 milhões alcançados em 2013). Companhias aéreas esperam um lucro líquido, em 2014, de US$ 18 bilhões para uma margem de lucro líquido de 2,4%. Valores acima de ganhos de US $ 6,1 bilhões em 2012 e de US$ 10,6 bilhões do ano passado. Esses números são valores em nível de indústria e não indicadores de desempenho das companhias aéreas individualmente.

Os investidores verão retornos mais favoráveis de companhias aéreas em 2014. A rentabilidade média da indústria sobre o capital investido (ROIC) deverá atingir 5,4% no período (ante 3,7% em 2012 e 4,4% em 2013). Mas, mesmo com a melhora, ainda há uma lacuna antes que o ROIC atinja o custo da indústria de capital considerado o mínimo na maioria das indústrias – que é estimado na faixa de 7% a 8%. Apesar desses retornos relativamente baixos, a indústria prevê fazer investimentos substanciais e importantes contribuições para o emprego e desenvolvimento econômico.

“A aviação é um catalisador para o crescimento econômico. Este ano a aviação terá receitas que vão alcançar 1% do PIB mundial e vai transportar com segurança 3,3 bilhões de pessoas e US$ 6,8 trilhões em mercadorias. Além disso, os empregos e as receitas do turismo apoiado pela  aviação são grandes contribuições para a economia global. As companhias aéreas permanecem sobrecarregadas com impostos elevados e baixa rentabilidade. Com uma margem de lucro líquido de apenas 2,4%, as elas vão reter apenas US$ 5,42 por passageiro transportado. Há uma incompatibilidade entre o valor que a indústria gera para a economia e a recompensa que oferece para aqueles que arriscam seu capital para financiá-la”, disse Tony Tyler, diretor-geral e CEO da IATA.

“Os esforços das companhias aéreas para melhorar o desempenho precisam de mais contrapartidas dos governos. Isso significa uma estrutura regulatória que facilite o sucesso; o fornecimento de infraestrutura eficiente em termos de custo para atender às demandas de consumidores e empresas, e uma carga tributária razoável. Os governos devem entender que o valor real da aviação comercial é a conectividade global que oferece e o crescimento e desenvolvimento que estimula, não as receitas fiscais que podem ser extraídas da atividade”, disse Tyler.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.