O Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta terça-feira, (5) foi marcado pela celebração da retomada do voo entre Manaus e Lisboa, operado pela TAP Air. O evento ocorreu no Teatro Amazonas, com apresentações artísticas de ambos os países, reforçando os laços culturais entre Brasil e Portugal.
“O retorno do voo entre Manaus e Lisboa representa uma mudança significativa para o povo do Amazonas e seus arredores. A conexão direta com a Europa facilita o acesso dos europeus à nossa cidade, impulsionando o turismo e criando oportunidades de emprego e renda para nossa região. É uma conquista que celebramos, pois abre portas para o desenvolvimento econômico e cultural de Manaus”, destaca o presidente da Abav-AM, Jaime Mendonça.
O secretário de Estado de Cultura, Cândido Jeremias, enfatizou a importância cultural da retomada.
“Não poderia ser diferente para comemorarmos mais um voo que liga Manaus a Lisboa. Isso representa a junção das duas culturas, Brasil e Portugal, e é de suma importância para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país”, disse.
O diretor-presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, sublinhou os benefícios econômicos e culturais do voo. “A retomada deste voo fomenta não apenas o turismo e os negócios, mas também o intercâmbio cultural entre as duas nações. Celebrar este retorno no Teatro Amazonas é uma forma de destacar a rica cultura amazonense”, comentou Ribeiro.
O CEO da TAP Air, Luís Rodrigues, garantiu o compromisso da companhia com a nova rota. “Voar para o coração do Brasil, como Manaus e a Amazônia, não é para qualquer um. Essa operação engrandece a TAP e une ainda mais as culturas amazônica e portuguesa”, disse Rodrigues.
O evento encantou o público com apresentações da Orquestra e balé folclórico do Amazonas, além da fadista portuguesa Maria Emília.
Retomada – Suspenso desde 2016, o voo entre Manaus e Lisboa pela TAP Air foi retomado como parte da estratégia do Governo do Amazonas para conectar o estado ao mercado europeu e fortalecer o turismo na região amazônica. Com a retomada da rota, a expectativa é de um aumento de 15% no fluxo de turistas internacionais, facilitando o acesso de estrangeiros ao Estado.
O voo, com capacidade para 154 passageiros e duração de 11 horas e 45 minutos, inclui uma escala em Belém, no Pará, ajustando-se ao fuso horário de Portugal. A rota Manaus-Lisboa operará três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras.