As companhias aéreas brasileiras superaram o volume de voos diários pré-pandemia no último dia 30 de abril, um verdadeiro marco em relação aos números de 2019. Os dados foram divulgados pela Cirium e revelam que a movimentação diária cresceu 4% no último dia do mês passado, antes de cair 4% até este domingo (8). A última tendência de crescimento tinha ocorrido no começo do ano, mas logo freada pelo aumento de casos em função da Ômicron.
A diferença na média de voos diários diminuiu após o pico da pandemia no Brasil, que contabilizava 898 novas infecções a cada um milhão de pessoas (semanal) em 5 de fevereiro, emergindo de uma queda de 25% dos voos diários em relação ao pré-pandemia, no dia 9 de fevereiro, para uma alta de 4% no dia 30 de abril, ou seja, superando por pouco os numeros de 2019, como mostram os dados do Cirium e da Organização Mundial da Saúde
E neste caso, a Azul tem sido relativamente mais ambiciosa entre as três principais aéreas brasileiras ao aumentar seu número de voos diários nos primeiros cinco meses de 2022, segundo a Cirium. O número de voos diários da companhia cresceu 15% na comparação de 1º de janeiro e 5 de maio. Já a Gol reduziu em 16% o número de voos diários no mesmo período, enquanto a Latam registrou queda de 10% na comparação das duas datas.
Momento atual das frotas
- A Azul, na semana de 29 de abril a 5 de maio, estava com cerca de 13% das 147 aeronaves de sua frota fora de serviço. Em 5 de maio de 2019, a transportadora tinha sete (5%) de suas 135 aeronaves sem operar, de acordo com dados da Cirium.
- Na mesma semana, de 29 de abril a 5 de maio, a Latam Brasil estava com 30% de suas 142 aeronaves fora de serviço. Em 5 de maio de 2019, a transportadora tinha apenas duas aeronaves fora de serviço (1%) de uma frota de 141 unidades.
- Já a Gol mantinha 35% de suas 132 aeronaves no período ainda sem voar na semana de 29 de abril a 5 de maio. Em 5 de maio a companhia tinha oito (7%) de suas 121 aeronaves fora de serviço.