Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aéreas retomam crescimento, demanda subiu quase 9% em 12 meses

.

.


As companhias aéreas associadas da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) – Avianca, Azul, Gol, Tam e Trip – ofertaram 8,86% mais assentos-quilômetros (ASK) durante o mês de março em relação ao mês anterior. A demanda cresceu, por sua vez, em ritmo levemente mais lento, subindo 7,7%. A diferença resultou em uma taxa de ocupação média (Load Factor) de 71,29% nos voos realizados, 0,77% abaixo do que havia sido registrado em fevereiro.

“O número de passageiros transportados durante o mês de março por nossas associadas chegou a quase 6,2 milhões de embarques, um crescimento bastante expressivo, da ordem de 13,01% sobre fevereiro. No confronto com a variação dos demais indicadores, isso sugere uma importância cada vez maior dos deslocamentos mais curtos, de caráter regional”, diz Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.

Comparativo – “Em comparação com os dados da Anac de março de 2012, a oferta ficou estável. Houve um aumento de somente 0,2%, mas a demanda cresceu 8,7%”, aponta o consultor técnico da Abear, Adalberto Febeliano. O mês de março teve ainda um forte crescimento no tráfego internacional, da ordem de 9,5% sobre o mesmo mês de 2012.

No ano passado haviam sido registrados pouco mais de 2,1 bilhões de RPKs, enquanto que em 2013 o número chegou a mais de 2,3 bilhões de RPKs. Nesse mercado houve, entretanto, acentuada queda no fator de aproveitamento, de 77,15% para 71,57%.

Da redação

Receba nossas newsletters