Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Curiosidades

Aeroporto na Escandinávia será um dos primeiros no mundo a operar sem torre de controle

Scandinavian Mountains Airport será o primeiro com Torre de controle de tráfego aéreo virtual

Os profissionais receberão os dados necessários para gerenciar o tráfego aéreo e orientarão o voo através de câmeras e sensores especiais instaladas no aeroporto

O Scandinavian Montains Airport, com previsão de inauguração para dezembro, será o primeiro do mundo a não ter uma torre de controle de tráfego aéreo. Localizado na Escandinávia, o aeroporto terá seu monitoramento 100% virtual, operado por controladores a cerca de 300 km de distância, em Sundsvall. Os profissionais receberão os dados necessários para gerenciar o tráfego aéreo e orientarão o voo através de câmeras e sensores especiais instaladas no aeroporto.

O centro nervoso de Sundsvall já cuida dos vôos do pequeno aeroporto de Örnsköldsvik, no norte da Suécia, bem como dos voos do aeroporto de Sundsvall-Timra, nas proximidades. Esses aeroportos abandonaram suas torres há cerca de três anos, transferindo o trabalho para Sundsvall, onde os operadores têm uma visão de 360 ​​graus dos aeroportos e seus arredores imediatos a partir de fileiras de telas de alta definição na parede.

Tais instalações estão se tornando comuns em pequenos aeroportos que não recebem muito tráfego. Na Noruega, 15 aeroportos estão fechando suas torres e transferindo operações para salas de controle remoto. Aeroportos da Europa, EUA e Austrália também já estão testando torres remotas.

O Aeroporto Scandinavian Mountains será aberto em 22 de dezembro de 2019, a 25 minutos de carro da estação de esqui de Sälen (a maior estação de esqui da Suécia) e a 40 minutos das pistas de esqui de Trysil (Noruega). A SAS operará vôos a partir de Londres Heathrow aos sábados durante toda a temporada de esqui. Os voos que passarão pelo aeroporto conectarão turistas de inverno na Escandinávia, EUA e Reino Unido com a Noruega e as maiores estâncias de esqui da Suécia.

Receba nossas newsletters