Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Tecnologia

Autoridades participam de teste de embarque com reconhecimento facial em Brasília

Embarque Mais Seguro_Aeroporto Internacional de Brasília

Rogério Coimbra, da Inframerica, Gileno Barreto, do Serpro, José Botelho, da Alta, Marcelo Sampaio, do MInfra,, Jorge Arruda, da Inframerica, Ronei Glanzmann, da SAC, e Elbson Quadros, da Sita

Segundo maior do país em movimentação de passageiros e maior centro de conexão de voos domésticos, o Aeroporto Internacional de Brasília testou nesta quinta-feira (12) o programa “Embarque + Seguro” do Governo Federal, tecnologia de reconhecimento facial que dispensa a apresentação de documento de identificação e cartão de embarque pelos passageiros.

Primeiro do Centro-Oeste a aderir à fase de testes, o Aeroporto de Brasília recebe o Embarque + Seguro após testes em cinco aeroportos deste outubro do ano passado: Florianópolis (SC), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Belo Horizonte (Confins) e Congonhas (SP). O programa já foi testado por mais de 2,5 mil passageiros voluntários em aproximadamente 150 voos das companhias aéreas Latam, Gol e Azul.

“Em Congonhas, Santos Dumont e Confins, o programa permanece em execução e, em Salvador e Florianópolis, a tecnologia está sendo atualizada. Após esse período, vamos focar nas tratativas para a implantação definitiva nos principais aeroportos do país”, anunciou o secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.

“Caminhamos para um embarque ainda mais ágil e totalmente seguro em todos os aeroportos do país. Além de a medida ser segura do ponto de vista sanitário ao dispensar o manuseio de papéis durante a pandemia, o reconhecimento facial permite a identificação precisa dos passageiros em poucos segundos”, destaca o Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

“A Sita é membro afiliado da Alta desde 2004 e é com grande prazer que vemos mais uma vez, no Brasil, sua expertise aplicada à melhoria da experiência dos passageiros e da eficiência na operação. Consideramos muito importante oferecer a todos que viajam o que se chama hoje de ‘seamless travel’, uma viagem sem contratempos. Contar com nossos parceiros no desenvolvimento de processos sem contato, nos traz a certeza de que estamos no caminho certo para tornar a retomada do transporte aéreo ainda mais segura e eficiente para todos“ disse José Ricardo Botelho, CEO da Alta.

Receba nossas newsletters