Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aviação: demanda doméstica bate novo recorde em março

Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, um dos mais movimentados do país

Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, um dos mais movimentados do país

A recuperação é pra valer. Março foi o 13º mês consecutivo de alta na demanda para as companhias nacionais no doméstico. É o que mostram os dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que foram divulgados nesta quarta-feira (17). O incremento foi de 2,09% em comparação com o mesmo período de 2017.

O resultado mostra uma redução no ritmo de crescimento médio, de quase 6%, dos últimos seis meses. Isso acontece, segundo a Abear, porque a partir de agora as comparações passam a ser feitas contra o período em que a aviação doméstica já havia iniciado a recuperação após o ciclo de 19 meses de crise (agosto/15 a fevereiro/17). O volume absoluto de 7,6 bilhões de RPK consumidos pelo público no mês é recorde para março na série histórica e deve marcar a efetiva retomada do crescimento do setor aéreo nacional.

A oferta teve uma expansão de 0,66% em março sobre o mesmo mês do ano anterior. Como resultado disso, a ocupação teve alta de 1,12 ponto percentual no mês, atingindo 80,20%. Tal nível é recorde para a estatística em um mês de março. No total, foram 7,4 milhões de passageiros transportados nas rotas domésticas no período, alta de 0,83% em base anual.

A demanda e a quantidade de passageiros transportados chegam neste momento a uma alta continuada de 13 meses, enquanto a oferta está expansão há nove meses seguidos. Os números da Abear são a consolidação das estatísticas das empresas Avianca, Azul, Gol e Latam.

Abear 1

TRIMESTRE

Na comparação de janeiro a março desse ano com igual período de 2017, a demanda doméstica registra crescimento de 3,48%, para uma oferta ampliada em 2,38%. O fator de aproveitamento resultante é de 81,97%, com melhoria de 0,87 ponto percentual. Já são 22,9 milhões de passageiros transportados no Brasil no ano, total 2,37% superior ao do 1º trimestre do ano passado.

INTERNACIONAL

As estatísticas das associadas Abear abrangem atualmente cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira. Nesse enfoque, no mês a demanda por viagens internacionais nas aéreas brasileiras teve crescimento de 15,55%, enquanto a oferta teve expansão de 18,27%. A ampliação da capacidade em ritmo mais forte do que a intensificação da procura levou a uma retração de 1,93 ponto percentual do fator de aproveitamento, que baixou a 82,14% no período. O volume de passageiros transportados somou 779 mil no mês, total 16,32% superior ao apurado no mesmo mês do ano passado. A demanda e a quantidade de passageiros transportados permanecem em melhoria ininterrupta há 18 meses. Já a oferta está em ampliação continuada há 17 meses seguidos.

Receba nossas newsletters