Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Curiosidades

Azul apresenta sua primeira aeronave cargueira de classe F do mundo

E1 Cargueiro Classe F (1)

Aeronave tem sistema de detecção de incêndio através de câmeras térmicas

A Azul Cargo apresentou sua primeira aeronave cargueira Classe F do mundo. A categorização na Classe F significa que a aeronave é certificada para transportar cargas na cabine, em containers resistentes calor e ao fogo, com sistema de detecção de incêndio através de câmeras térmicas. A adição do E195F à frota de operação da Azul Cargo trará mais flexibilidade e custo-benefício ​​à operação logística da empresa.

A iniciativa aconteceu em parceria com a LHColus Tecnologia em um projeto que passou por etapas de desenvolvimento conceitual, preparação da cabine, prova de conceito e voos de teste de desenvolvimento. A certificação final da aeronave, recebida em curto espaço de tempo na primeira semana de fevereiro, contou com a parceria da Anac.

“A Azul ajudou a dobrar o mercado de aviação brasileiro nos últimos treze anos. Uma parte fundamental desse crescimento foram os jatos E195 da Embraer. Hoje, com o lançamento do cargueiro E195 Classe F, pretendemos novamente transformar o mercado brasileiro, desta vez em logística”, afirma Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul.

Além de todos os ganhos logísticos, essa inovação está alinhada com a estratégia ESG da Azul e com o compromisso de atingir emissões líquidas de carbono zero até 2045, já que cada cargueiro E195 reduz as emissões de carbono em 7.900 toneladas por ano e tem até três vezes mais capacidade em comparação com as versões anteriores da aeronave.

Receba nossas newsletters