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Aviação

Boeing e Nasa ganham apoio no desenvolvimento de aeronave sustentável

NASA and Boeing X66A Boeing e Nasa ganham apoio no desenvolvimento de aeronave sustentável

A aeronave está está planejada para começar a voar em 2028 (Divulgação/Boeing)

As principais companhias aéreas dos Estados Unidos anunciaram o apoio ao projeto chamado “Demonstrador de Voo Sustentável”, lançado por Boeing e Nasa no começo do ano, e ao desenvolvimento da aeronave chamada X-66A. Alaska Airlines, American Airlines, Delta Air Lines, Southwest Airlines e United Airlines fornecerão informações sobre eficiência operacional, manutenção, características de manuseio e compatibilidade aeroportuária de suas frotas.

O objetivo do projeto “Demonstrador de Voo Sustentável” é envolver a indústria, a academia e outras organizações governamentais para identificar, selecionar e amadurecer as principais tecnologias de fuselagem – como novos designs de asas – que têm uma alta probabilidade de transição para a próxima geração de aeronaves de corredor único. A peça central do projeto é o X-66A, aeronave que será produzida em parceria entre as duas empresas.

Já o objetivo da aeronave de pesquisa em escala real será provar os méritos do projeto em uma escala com alta probabilidade de ser amplamente adotada por futuras aeronaves comerciais de transporte de corredor único. Outras tecnologias avançadas serão introduzidas no demonstrador para ajudar a alcançar reduções de consumo de combustível e emissões de até 30%. A aeronave está está planejada para começar a voar em 2028.

Os resultados de seus testes de voo ajudarão a informar as decisões da indústria quanto ao projeto de novas aeronaves de corredor único de produção para a década de 2030. O X-66A será construído a partir de uma aeronave MD-90 modificada em uma instalação da Boeing em Palmdale, na Califórnia (EUA).

“Ouvir diretamente os operadores durante todas as fases do projeto Demonstrador de Voo Sustentável nos ajudará a entender os requisitos exatos e compensações”, disse Todd Citron, diretor de tecnologia da Boeing. “O feedback das companhias aéreas contribuirá significativamente para os aprendizados do projeto X-66A, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade da aviação”, completou o executivo.

As companhias aéreas dos EUA fornecerão feedback durante todo o projeto, incluindo:

Design: Os participantes das companhias aéreas compartilharão feedback sobre operações sustentáveis e compatibilidade aeroportuária. Embora o X-66A tenha uma envergadura de 145 pés, o projeto TTBW pode ser usado por aviões de diferentes tamanhos e missões e pode se beneficiar de pontas de asa dobráveis para acomodar a infraestrutura aeroportuária existente.

Simulação e testes de laboratório: Os pilotos de linha aérea terão a chance de experimentar o X-66A por meio de um simulador de voo e avaliar as características de manuseio do veículo.

Teste de voo: As equipes de operações e manutenção da companhia aérea avaliarão o X-66A à medida que forem feitas modificações no avião. Os testes de voo estão programados para 2028 e 2029 no Armstrong Flight Research Center da Nasa, na Edwards Air Force Base.

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