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Aviação

Boeing encontra detritos de ‘objetos estranhos’ em tanques do B737 MAXs

Todos os B737 MAXs, entre os já prontos que permanecem em estoque e os que estão nas linhas de montagem, serão devidamente inspecionados após a Boeing encontrar detritos de objetos estranhos (FOD, em inglês) aos tanques de combustível em alguns jatos. A fabricante confirmou, nessa terça-feira (18), que os detritos foram encontrados em diversas unidades durante uma rotina de manutenção diretamente ligada à obrigação de manter uma série de aeronaves prontas mas sem operar, já que estão suspensas de voar desde março de 2019

Estacionamento da Boeing armazenou aeronaves Max

Agora a Boeing planeja inspecionar todos os MAXs que estão prontos para serem entregues aos seus clientes

Na aviação, o FOD é qualquer artigo ou substância alheia a uma aeronave ou sistema que pode causar danos. É o caso, por exemplo, de pássaros, granizo, gelo, tempestades de água ou objetos deixados na pista. Desta vez, no entanto, o problema está nos tanques de combustível de aeronaves que nem entregues aos seus clientes foram.

As informações da descoberta do problema são da Aviation Week, que cita fontes anônimas. A Boeing, no entanto, não quis divulgar mais detalhes sobre o número de aeronaves que foram afetadas e o que de fato foi encontrado nestes tanques de combustível. A descoberta, no entanto, “levou a uma investigação interna robusta e a ações corretivas imediatas em nosso sistema de produção”, afirmou a empresa.

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Agora a Boeing planeja inspecionar todos os MAXs que estão prontos para serem entregues aos seus clientes, criando assim mais um capítulo na novela ‘Efeito MAX’, que acompanhamos aqui no M&E desde o ano passado. Apesar de mais este problema, a Boeing afirmou que permanece confiante na retomada das operações do B737 MAX em meados de 2020, algo que depende da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

O novo problema será crucial para a Boeing anunciar mudanças em sua linha de produção. “Já realizamos uma série de reuniões com colegas de equipe na fábrica para compartilhar um novo processo a fim de interromper o FOD”, afirmou o VP e gerente geral do B737, Mark Jenks, em um memorando para os funcionários. Entre as alterações previstas, estão a inclusão de novas instruções e checklists para o trabalho em “áreas de células de combustível” e inspeções adicionais antes de fechar as células de combustível durante a produção”, disse.

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