Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

CEO da JetBlue diz que vai lutar por fusão com a Spirit Airlines

Untitled-1

Companhias irão formar quinta maior transportadora dos EUA (Divulgação)

A JetBlue está preparada para contra-atacar caso o Departamento de Justiça dos EUA tente bloquear a proposta de fusão de US$ 3,8 bilhões da transportadora com a Spirit Airlines. Durante entrevista à Bloomberg, o CEO da JetBlue, Robin Hayes, disse que a equipe jurídica da companhia aérea está pronta para lutar, se necessário. O negócio, que resultaria na quinta maior companhia aérea do país, ainda precisa de aprovação regulatória.

Na última semana, a Associação dos Comissários de Bordo-CWA saiu em apoio à fusão. O sindicato representa cerca de 5.600 funcionários da Spirit Airlines. Os comissários de bordo já chegaram a um acordo provisório com a Spirit Airlines, que inclui um aumento salarial e outras melhorias em troca de seu total apoio à fusão com a JetBlue. Por outro lado, o sindicato que representa os comissários da JetBlue estão contra a fusão.

O governo dos EUA, por sua vez, parece estar dividido sobre a fusão. Há uma possibilidade do Departamento de Justiça dos EUA  entrar com uma ação contra a medida. Por outro lado, dentro da divisão antitruste do DOJ, há uma opinião dividida sobre se as duas companhias aéreas unirem forças é uma boa ideia.

Para que a fusão prossiga, as companhias aéreas precisarão convencer os reguladores do governo de que as companhias aéreas combinadas não terão uma participação de mercado injusta e vantagem de preço em algumas cidades. “Ou você aceita um mundo onde você tem quatro grandes companhias aéreas que vão dar as cartas com cerca de 20% do mercado cada, e o resto de nós tem 20% entre nós”, disse Hayes.

Fonte: Bloomberg.

Receba nossas newsletters