Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

CEO da Latam busca mais aeronaves e confirma novas rotas em JV com Delta Air Lines

Roberto Alvo CEO do Grupo Latam Airlines CEO da Latam busca mais aeronaves e confirma novas rotas em JV com Delta Air Lines

Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam Airlines

Em meio ao sólido desempenho em 2023, o Grupo Latam já prevê a expansão da frota para além de sua carteira de pedidos atual. Hoje, a companhia conta com 250 aeronaves narrowbodies e outros 50 widebodies, além de uma carteira de pedidos da Airbus para cerca de 100 aeronaves da família A320neo. A Latam planeja introduzir ainda o XLR para sua frota, um modelo de aeronave que o CEO do Grupo Latam Roberto Alvo, acredita que irá operar dentro de alguns anos.

“Estamos buscando eventualmente aumentar o tamanho de nossa frota, especialmente os de fuselagem estreita”, disse Roberto durante a Routes Americas da Aviation Week Network em Bogotá. “Sejam A320s ou 737s – que já operamos no passado, operamos aqui na Colômbia há alguns anos – veremos. Estamos muito felizes por ter fornecedores da Airbus e da Boeing. Com isso, podemos começar a substituir algumas de nossas aeronaves mais antigas”, complementou.

A companhia aérea também espera receber quatro B787s em 2025, num momento em que Alvo afirmou ser uma ótima posição para Latam, “porque estamos preparados para acompanhar o crescimento que esta região pode experimentar. A América Latina é uma região muito subdesenvolvida, do ponto de vista das companhias aéreas”, disse Alvo, que também confirmou novas rotas dentro do acordo de Joint Venture com a Delta Air Lines que, segundo ele, “está funcionando muito bem”.

Delta e latam CEO da Latam busca mais aeronaves e confirma novas rotas em JV com Delta Air Lines

Delta e Latam transportaram 1,3 milhão de passageiros entre Brasil e Estados Unidos em 2023 (Divulgação)

Como vimos aqui no M&E, Delta e Latam transportaram 1,3 milhão de passageiros entre Brasil e Estados Unidos em 2023, um aumento de 63% em relação a 2022. Em seu acordo de joint venture, que completou um ano no último mês de outubro, com mais de 3 milhões de passageiros transportados entre América do Sul e EUA, as companhias alcançaram 34% da fatia de mercado, com mais de 15 mil voos realizados.

Atualmente, a Joint Venture entre Latam e Delta oferece uma rede de voos nas Américas com conexões para mais de 300 destinos entre EUA/Canadá e América do Sul. Graças ao acordo, a Latam conseguiu inaugurar em agosto de 2023 a rota São Paulo-Los Angeles, a única opção direta entre o Brasil e a Costa Oeste dos Estados Unidos. Em dezembro do mesmo ano, a Delta lançou o voo sazonal Rio de Janeiro-Nova York/JFK e transformou a rota sazonal Rio de Janeiro-Atlanta em uma operação regular.

Nas viagens Brasil-EUA, a Latam opera atualmente as rotas São Paulo-Orlando (4 voos semanais), São Paulo-Boston (3 voos semanais), São Paulo-Los Angeles (3 voos semanais), Fortaleza-Miami (3 voos semanais), São Paulo-Miami (2 voos diários) e São Paulo-Nova York (1 voo diário). No primeiro ano da JV, Latam e Delta Air Lines operaram de forma combinada 15 mil voos, transportando mais de 3 milhões de passageiros por 90 milhões de quilômetros.

Com informações de AviationWeek.

Receba nossas newsletters