O CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, foi bem claro com os dois principais fabricantes de aeronaves comerciais do mundo. Ou Airbus e Boeing aceitam as propostas para adiar a entrega de novas aeronaves, em meio à queda drástica da demanda em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), ou sofrerão no futuro com a perda de novas encomendas.
“Estamos negociando com a Boeing e a Airbus para cumprir nosso requisito de adiamento e esperamos que ambos fabricantes o façam. Eles não têm outra alternativa”, disse à Reuters o CEO Akbar Al Baker.
Mesmo sem detalhes, Al Baker revelou que o B737-8 estaria sujeito a negociações com a Boeing. A transportadora tem 60 unidades encomendadas por meio de arrendadores. Três já foram entregues e costumavam ser operadas pela Air Italy, cuja Qatar detinha 49%, até o desaparecimento da transportadora em fevereiro de 2020.
Al Baker acrescentou que, à medida que a Qatar Airways emerge da crise causada pela Covid-19, planeja manter cerca de 20% de sua frota aterrada. Isso inclui todos os dez A380-800s, que permanecerão fora de serviço até meados ou final de 2021.