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Aviação

Combustível e concorrência fazem Lufthansa acumular perdas de € 116 milhões em 2019

O Grupo Lufthansa fechou o primeiro semestre de 2019 com um faturamento de 17,5 bilhões de euros, um crescimento de 3% em relação mesmo período do ano passado. Em contrapartida, a empresa alemã viu seu lucro ajustado antes dos juros e impostos (EBIT) cair mais de 60%, chegando a 418 milhões e euros, contra 1,052 bilhão de 2018. O grande destaque ficou mesmo por conta do resultado líquido, no qual o grupo acumulou perdas de 116 milhões na primeira metade do ano, um contraste em relação ao lucro de 713 milhões de euros do ano passado.

Lufthansa-Group

Grupo acumulou perdas de 116 milhões de euros no primeiro semestre de 2019

De acordo com a Lufthansa, os resultados negativos são decorrentes principalmente da forte concorrência em rotas curtas que ocasionou um excesso de oferta. O fenômeno ocorre principalmente pela presença das low-costs nas disputas com as subsidiárias Eurowings e Germanwings.

O preço dos combustíveis também foi um fator que pesou nos resultados da gigante do setor aéreo. O grupo adicionou pouco menos de 450 milhões de euros aos custos do período somando todas as suas companhias aéreas. A empresa também teve seu lucro afetado pela reavaliação de um risco fiscal na Alemanha, para o qual foram necessárias provisões de 340 milhões euros.

“Nossos ganhos estão sentindo os efeitos da dura concorrência na Europa e excesso de capacidade considerável, especialmente em nossas rotas de curta distância fora da Alemanha e da Áustria”, diz Ulrik Svensson, diretor financeiro da Deutsche Lufthansa AG. “Estamos respondendo a isso reduzindo ainda mais nossos custos e aumentando nossa flexibilidade. E com o plano de recuperação que apresentamos recentemente, também pretendemos tornar a Eurowings uma companhia aérea sustentável e lucrativa ”.

Apesar de um desempenho deficitário nos resultados dos voos de curta distância, a companhia registrou um forte desempenho contínuo em seus negócios de longo curso no primeiro semestre de 2019, particularmente em suas principais rotas na América do Norte e na Ásia.

2º trimestre

Considerando apenas os resultados do 2º trimestre, o grupo aumentou o faturamento em 4% para 9,6 bilhões de euros. O EBIT ajustado totalizou 754 milhões de euros, quase 25% a menos que no ano passado. Os custos de combustível somaram 255 milhões de euros a mais no segundo trimestre de 2019 em relação ao ano anterior.

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