Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Tecnologia

Confins inicia testes de embarque por reconhecimento facial

reconhecimento facial confins

A solução biométrica, que dispensa o uso de bilhete aéreo e de documento de identificação do cidadão, começou a ser testada pelos passageiros

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG) iniciou, nesta sexta-feira (28), o Embarque + Seguro 100% digital, com o uso de reconhecimento facial, a fim de tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos. A solução biométrica, que dispensa o uso de bilhete aéreo e de documento de identificação do cidadão, começou a ser testada pelos passageiros que embarcaram pelo terminal.

O Embarque + Seguro vem passando por testes desde o ano passado, já tendo sido avaliado em diferentes fases nos aeroportos de Florianópolis (SC). Salvador (BA) e Santos Dumont (RJ). Após a aprovação do projeto-piloto, o Governo Federal avançará com as ações para implantação efetiva da tecnologia nos principais aeroportos do país.

“Estamos sempre em busca de trazer soluções modernas e inovadoras que tragam mais eficiência e segurança para as nossas operações, sobretudo em tempos de pandemia do coronavírus. É uma satisfação participar desse projeto-piloto e torcemos para que o embarque totalmente digital seja uma realidade no país”, disse o CEO da BH Airport, Kleber Meira.

Como funciona

A solução começou a ser testada em Belo Horizonte com passageiros voluntários da Azul, convidados para experimentarem a tecnologia. No momento do check-in no aeroporto, o passageiro recebe uma mensagem, no celular, solicitando autorização para o registro de uma foto. Com o consentimento, o atendente da companhia aérea realiza a validação biométrica do passageiro, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais.

A partir da validação, o passageiro fica liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave passando pelos pontos de controle biométricos, que fazem a identificação por meio de câmeras, sem a necessidade de apresentar documento e cartão de embarque.

Receba nossas newsletters