Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Demanda de voos domésticos registra maior crescimento desde início da pandemia; Gol lidera

A demanda de voos domésticos no Brasil cresceu 36% em setembro, na comparação com agosto. Em números absolutos, o resultado de setembro representa o maior crescimento de RPK (unidade utilizada para medir a demanda na aviação civil) desde o início da pandemia de Covid-19. O destaque fica por conta da Latam, que cresceu mais de 48%, seguida por Gol, com quase 36% e Azul, com 23%. Já a oferta do setor cresceu 28% na comparação entre os dois meses.

demanda

Apesar de uma recuperação significativa em relação a agosto, a demanda doméstica do setor ainda foi 55% menor na comparação com setembro do ano passado. Já a oferta caiu 53,4% na média geral. No ano, o setor já acumula uma queda de 53% na demanda e de 51% na oferta.

O número de passageiros transportados em voos domésticos registrado em setembro é o maior desde a implantação da malha aérea essencial, em abril. Ao todo foram transportados 3 milhões de passageiros. No ano, o país já chegou a 30,6 milhões, mesmo número registrado nos anos de 2001 e 2002, os primeiros de implementação da liberdade tarifária no Brasil. Caso a mesma média de crescimento observada desde maio (37%) se repita nos últimos três meses de 2020, o Brasil deve fechar o ano com 48 milhões de passageiros, retornando aos mesmo patamares de 2007.

 

passageiros doméstico 2020

INTERNACIONAL

No internacional a demanda cresceu 12% e a oferta 28% na comparação com agosto. Já em relação a setembro do ano passado a queda é de aproximadamente 91% e 69%, respectivamente.

MARKET SHARE

A Gol manteve sua liderança na participação de mercado, chegando a 38,5%, seguida por Latam (33,7%), Azul (27,4%) e Voepass (0,4%). Com isso, a Latam se distancia da Azul na segunda posição e se aproxima da participação de mercado registrada na média do último ano.

Já Azul, que chegou a liderar o mercado nos primeiros meses de retomada, entre maio e junho, passou para segunda posição em julho e retornou a terceira em agosto. Líder de mercado nos últimos anos, a Gol chegou a ocupar a segunda posição nos meses que a Azul liderou, mas retornou ao topo em julho. No internacional, ainda em meio as restrições de fronteira, a TAP lidera, seguida por Latam, Qatar, KLM, Azul e Air France.

MARKET SHARE

 

 

Receba nossas newsletters