Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Espírito Santo convida companhias aéreas a operar no estado

Kleyton Peixoto Mendes, superintendente do Aeroporto de Vitória, Paulo Renato Fonseca, secretário de Turismo do Espírito Santo, e Duarte Aquino, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo

Kleyton Peixoto Mendes, superintendente do Aeroporto de Vitória, Paulo Renato Fonseca, secretário de Turismo do Espírito Santo, e Duarte Aquino, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo

SÃO PAULO – Infraestrutura, atrativos turístico e incentivos. Este tripé é a aposta do Espírito Santo para atrair mais voos para o novo Aeroporto de Vitória, inaugurado em março deste ano. Todo este potencial foi apresentado às companhias aéreas nacionais na manhã desta quarta-feira (12), em São Paulo. O objetivo é apresentar todo o potencial econômico do estado e a infraestrutura oferecida para captar novas frequências.

“O Turismo é consequência do desenvolvimento econômico. Os resultados da gestão atual mostram eficiência e podemos dizer que o grande diferencial do nosso estado é a construção conjunta do público com o privado”, disse o secretário de Turismo, Paulo Renato. “Queremos mostrar todas as nossas belezas e potencial. São 440 quilômetros de praia e um grande PIB ao redor. Temos o Compete ES, que reduz o ICMS do querosene de aviação para as companhias que investirem aqui. E queremos que estes voos estejam sempre cheios”, complementou.

Paulo Renato Fonseca, secretário de Turismo do Espírito Santo

Paulo Renato Fonseca, secretário de Turismo do Espírito Santo

Paulo Renato falou ainda sobre os números do Turismo capixaba. Ele lembrou que o estado foi o primeiro a fazer uma parceria com operadoras de telefonia móvel para fazer este tipo de pesquisa. Segundo o secretário, do total de turistas que visita o destino 25,9% são de São Paulo, 23,6% do Rio de Janeiro e 12,7% de Minas Gerais. O Distrito Federal aparece como o quatro maior emissor com 6,4%. Sobre a motivação de viagem 34% vão a lazer, 31% para visitar família e amigos e 26% de negócios.

AEROPORTO

Quem também esteve no evento foi o superintendente do Aerorporto de Vitória, Kleyton Peixoto Mendes. Ele comentou sobre o programa Compete ES e que com o atrativo da redução do ICMS, o aeroporto quer mostrar à indústria toda esta nova infraestrutura. “O novo aeroporto amplia em quatro vezes a capacidade no número de passageiros”, contou.

A demanda atual do aeroporto é de 3 milhões de passageiros por ano. O novo aeroporto tem capacidade para 8,4 milhões. “Estamos entre os três melhores do Brasil, segundo a pesquisa da Anac. O aeroporto foi pensado para proporcionar mais conforto aos passageiros e às companhias aéreas”, destacou.

Rafael Granvilla, Carla Rezende e Paulo Renato Fonseca

Rafael Granvilla, Carla Rezende e Paulo Renato Fonseca

O aeroporto conta com 26,3 mil m², seis pontes de embarque e mais três remotas, 31 balcões de check-in, 1.067 vagas de estacionamento e 75 pontos comerciais. Do ponto de vista operacional, são duas pistas de pouso e decolagem, 14 pistas de taxi, 13 salas de back office, oito portões de embarque e cinco esteiras de reposição de bagagem. “Somente de salas de embarque, temos 7 mil m² e um fluxo dinâmico, uma vez que todo o movimento de passageiros é linear, o que agiliza e facilita os deslocamentos”, contou.

Paulo Renato destacou que as companhias aéreas ajudaram na construção deste plano de expansão da malha aérea do estado e garantiu que o objetivo não é apenas ter mais voos, mas que estes voos sejam rentáveis às empresas. “Estamos ansiosos para fazer negócios e ligar as pontas para fazer acontecer estes novos voos”.

Receba nossas newsletters