Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Florianópolis está no Top 5 das rotas que a TAP pretende inaugurar em 2026, diz diretor

CARLOS ANTUNES Credito ERIC RIBEIRO ME 05 Florianópolis está no Top 5 das rotas que a TAP pretende inaugurar em 2026, diz diretor

Carlos Antunes, diretor geral da TAP para as Américas (Eric Ribeiro/M&E)

A TAP Air Portugal passa por um processo de reestruturação financeira que têm previsão de acabar somente no fim de 2025. Isso faz com que a companhia não possa aumentar sua frota de aeronaves e, consequentemente, abrir novas rotas. Apesar do momento delicado, a companhia fechou 2023 com lucro líquido de 177 milhões de euros, recorde de receitas, mais de 16 milhões de passageiros transportados e ainda chegará ao seu recorde de voos no Brasil.

Mas como a TAP cresce no Brasil sem aumentar sua frota de 96 aeronaves? Substituindo aeronaves menores, chamadas de narrowbodies, por aeronaves maiores, de fuselagem larga, capaz de voar em longas distâncias. Esta estratégia faz com que a companhia bata o recorde como a companhia aérea internacional com a maior oferta da história do Brasil! Mas, infelizmente, não abre espaço para a prospecção de novas rotas, embora isso nunca tenha saído do radar.

“Como a gente cresce no Brasil em meio a esse processo de reestruturação e sem aumentar a frota? Substituindo jatos menores por aeronaves maiores e de mais capacidade. Saem aeronaves antigas e chegam aeronaves de moderníssina tecnologia, as quais escalamos para as rotas de longo curso para EUA, Canadá e Brasil”

Em entrevista ao M&E durante a WTM-LA 2024, além de anunciar o lançamento de uma loja com atendimento inédito na própria feira e comemorar o recorde histórico no Brasil em 2024, o diretor geral da TAP para as Américas, Carlos Antunes, também comentou sobre o fortalecimento da companhia sem aumento de frota que, embora tenha trazido excelentes resultados, ainda esbarra na abertura de novas rotas, incluindo os tão esperados voos para Florianópolis.

“Como a gente cresce no Brasil em meio a esse processo de reestruturação e sem aumentar a frota? Substituindo jatos menores por aeronaves maiores e de mais capacidade. Saem aeronaves antigas e chegam aeronaves de moderníssina tecnologia, as quais escalamos para as rotas de longo curso para Estados Unidos, Canadá e Brasil. Temos trabalhado dessa forma, o que permitiu com que crescessemos 20% em receita e atingíssemos o recorde de 4,2 bilhões de euros em 2023”, disse Antunes.

Florianópolis está no Top 5 das possíveis novas rotas

Tap Brasil Porto Alegre 52 divulgacao fraport brasil Florianópolis está no Top 5 das rotas que a TAP pretende inaugurar em 2026, diz diretor

A boa notícia é que Florianópolis está no Top 5 das possíveis novas rotas que devem ser inauguradas após o fim do processo, em dezembro de 2025 (Divulgação/Fraport Brasil)

Embora a empresa esteja entregando lucro e reforçando caixa, está invibializada de abrir novas rotas. E isso faz com que a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, permaneça de stand-by. Carlos Antunes está de mãos atadas. Sabe que a capital catarinense tem potencial para receber um novo voo regular, mas não pode anunciar novidades por conta da reestruturação financeira que segue até o fim de 2025. Até porque esse namoro não é de hoje, vem lá de 2022.

“Continuamos com conversas bastantes consistentes com diversos locutores de Santa Catarina sobre a possibilidade de voos para Florianópolis, mas falta aeronave e tripulação. Dentre as rotas que estamos de olho, Florianópolis está no Top 5, para 2026”

A boa notícia é que Florianópolis está no Top 5 das possíveis novas rotas que devem ser inauguradas após o fim do processo, em dezembro de 2025. Foi o que garantiu o diretor geral da TAP. “Continuamos com conversas bastantes consistentes com diversos locutores de Santa Catarina sobre a possibilidade de voos para Florianópolis, mas falta aeronave e tripulação. Dentre as rotas que estamos de olho, Florianópolis está no Top 5, para 2026”, finalizou Carlos.

Receba nossas newsletters