Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

Governo anuncia ações prioritárias para recuperar serviços aéreos no Rio Grande do Sul

06825c11 72fe 459a 97e5 260df5551efc Governo anuncia ações prioritárias para recuperar serviços aéreos no Rio Grande do Sul

Reunião no MPor sobre açoes de socorro ao Rio Grande do Sul (Sérgio Frances)

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), sob orientação da Casa Civil, apresentou medidas para avaliação de danos e definição de ações de investimentos para a retomada de operações dos aeroportos do Rio Grande do Sul. No Aeroporto Internacional de Porto Alegre, por exemplo, as operações seguem suspensas por tempo indeterminado e devem permanecer assim pelo menos até o dia 30 de maio. Gol e Latam, por exemplo, já afirmaram que só voltarão a voar no dia 31 de maio.

A Pasta realizou mais uma reunião de trabalho junto à concessionaria do Fraport Brasil S.A, do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Infraero, ABR Aeroportos do Brasil, além da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e representantes da Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado do Rio Grande do Sul (Portos RS).

No modal aéreo, foram definidas ações prioritárias para auxiliar na recuperação dos serviços

1 – Trabalhar para garantir a segurança do Aeroporto de Porto Alegre;
2 – Realizar diagnósticos dos danos causados à infraestrutura aeroportuária;
3 – Desenvolver uma estratégia logística para a cadeia de insumos, como combustível, água, medicamentos, alimentos e mais;
4 – A Infraero disponibilizará funcionários para auxiliar no aeroporto;
5 – Apresentar um plano de ampliação da malha aérea no Rio Grande do Sul em 24 horas.

“O presidente Lula está empenhado em realizar investimentos nos portos, em contribuir para a agenda aeroportuária, aumentar os investimentos em nossas rodovias e também nas estradas estaduais, além de manter um diálogo fundamental entre o governo federal, o governo estadual, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário. Este momento requer união. O Brasil precisa estar unido para ajudar o povo do Rio Grande do Sul”, destacou o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, juntamente com as companhias aéreas e a Fraport Brasil trabalha integralmente para restabelecer as operações no aeroporto. Para minimizar os impactos na malha aérea do estado, a Anac e a Abear devem apresentar nos próximos dias um plano para uma malha aérea essencial para atendimento do Rio Grande do Sul, de modo a restabelecer as operações logísticas fundamentais para a retomada da economia local.

Receba nossas newsletters