Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Governo do RN discute com a Infraero melhorias no Aeroporto de Mossoró

Reunião foi promovida para discutir como as reformas fortalecerão o turismo potiguar (Divulgação/Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte)

Reunião foi promovida para discutir como as reformas fortalecerão o turismo potiguar (Divulgação/Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte)

Na tarde desta quinta-feira (9), representantes da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur/RN), da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur/RN) e da Secretaria de Infraestrutura do Estado se reuniram com a Infraero para discutir ações que visam o fortalecimento e a modernização do Aeroporto de Mossoró. O encontro teve como objetivo alavancar o potencial turístico da região e garantir melhorias na infraestrutura do terminal, essenciais para a expansão do turismo no estado.

“Nosso objetivo é transformar Mossoró em um polo turístico ainda mais atrativo, permitindo que voos maiores possam operar na região beneficiando toda a economia local, diante do potencial dos municípios”, destacou a secretária de Turismo do RN, Solange Portela.

O Governo do Rio Grande do Norte está dialogando com a Infraero sobre os investimentos e iniciativas que estão sendo realizados para aumentar a capacidade operacional do aeroporto de Mossoró, e também criar condições para a chegada de aeronaves de maior porte. Durante a reunião, foi destacado que, após a realização dos investimentos em infraestrutura, será possível dialogar com as companhias aéreas sobre a viabilidade de voos mais robustos.

Também foi abordada a questão da suspensão das operações da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto de Mossoró, por motivos de falta de aeronaves e de peças para manutenção, segundo a companhia. A situação é reflexo de uma tendência maior, com 13 bases deixando de operar por motivos semelhantes, afetando principalmente rotas em estados como Santa Catarina e Ceará.

“Uma sequência de fatalidades interromperam o bom crescimento do fluxo de passageiros do aeroporto de Mossoró. Em junho de 2024 já havíamos voado mais passageiros que em todo 2023. O acidente da voepass no sudeste inviabilizou a continuidade da operação da cia no segundo semestre e, agora, a crise na cadeia de suprimentos da aviação, oriunda ainda da pandemia, afetou as aeronaves ATRs da Azul, que descontinua a operação em Mossoró”, relatou o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, que acrescenta que as melhorias abrirão oportunidade para o mercado da região e nacional.

Para o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, “o planejamento feito para o Aeroporto de Mossoró está sendo executado. Em 2024, foram R$ 30 milhões investidos para que a infraestrutura esteja disponível para as empresas aéreas operarem dentro das suas estratégias comerciais”.

Melhorias em andamento

A Infraero está realizando diversas obras no Aeroporto de Mossoró com o objetivo de qualificar as áreas de pouso e decolagem, de movimentação e estacionamento de aeronaves, a segurança patrimonial e a inspeção de segurança operacional.

Em julho de 2024, foi concluída a obra de reforço e recapeamento da pista de pouso e decolagem (com execução de grooving na pista), das pistas de taxi e do pátio de aeronaves e implantação de nova sinalização horizontal.

Estão em andamento as seguintes obras, com previsão de conclusão no 1º semestre de 2025 a: implantação de novo cercamento patrimonial e construção de via de serviço do sítio aeroportuário; implantação de novo balizamento, subestação e iluminação do pátio; implantação de PAPI (Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) em ambas as cabeceiras da pista de pouso e decolagem; reforma no terminal de passageiros.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.