Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Grupo Lufthansa registra prejuízo de € 2,1 bilhões no primeiro trimestre

Lufthansa oferece seis novos destinos turísticos a partir de Frankfurt e Munique

Lufthansa oferece seis novos destinos turísticos a partir de Frankfurt e Munique

O Grupo Lufthansa divulgou seus resultados financeiros do primeiro trimestre de 2020 que apontam para um prejuízo líquido de 2,1 bilhões de euros, refletindo os impactos da crise provocada pela pandemia de coronavírus. A receita do grupo no primeiro trimestre caiu 18%, para 6,4 bilhões de euros, contra 7,8 bilhões de euros do ano anterior. O EBIT, resultados antes de impostos e taxas, apontou um prejuízo de 1,2 bilhão de euros, contra 330 milhões de euros no primeiro trimestre de 2019.

Leia também:
Conselho aprova condições para receber auxilio de € 9 bilhões
Lufthansa torna obrigatório o uso de máscaras em seus voos
Grupo reduzirá a frota para apenas 100 aeronaves pós-pandemia, diz CEO

“O tráfego aéreo global parou virtual nos últimos meses. Isso impactou nossos resultados trimestrais em uma extensão sem precedentes. Tendo em vista a recuperação muito lenta da demanda, precisamos agora tomar medidas de reestruturação de longo alcance para combater isso”, disse Carsten Spohr, presidente do Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG.

Tráfego de passageiros

No total, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa transportaram 21,8 milhões de passageiros nos primeiros três meses, cerca de um quarto a menos do que no mesmo trimestre do ano passado (- 26,1%). A taxa de ocupação caiu 4,7 pontos percentuais, para 73,3% nesse período. Em abril, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa registraram um declínio anual de 98,1% no número de passageiros, para 241 mil. A oferta caiu 96%. A taxa de ocupação caiu 35,8 pontos percentuais para 47,5%.

Desenvolvimento de liquidez

As medidas de apoio estatal devem garantir a estabilidade da empresa até que seja capaz de gerar fundos suficientes com seus próprios recursos. Em 31 de março de 2020, a liquidez do Grupo Lufthansa era de cerca de 4,3 bilhões de euros.

“Conseguimos reduzir custos fixos em um terço em um curto período de tempo. No entanto, em nossos negócios operacionais, estamos consumindo atualmente cerca de 800 milhões de euros de nossa reserva de liquidez por mês. Além disso, o reembolso de passagens aéreas canceladas e o pagamento de passivos financeiros vencidos terá um impacto negativo previsível em nosso desenvolvimento de liquidez “, disse Thorsten Dirks, membro do Conselho Executivo de Finanças e Digital da Lufthansa.

Grupo Lufthansa inicia reestruturação

O Grupo Lufthansa planeja reduzir significativamente os custos em comparação com os níveis pré-crise. Os programas de reestruturação em andamento na Austrian Airlines e Brussels Airlines estão sendo intensificados. A Brussels Airlines planeja reduzir sua frota em 30% e sua força de trabalho em 25%. A Austrian Airlines decidiu reduzir sua capacidade a longo prazo, reduzindo sua frota em 20% e concordou com os conselhos de trabalho em reduzir os custos com pessoal em cerca de 20%.

Programas de reestruturação e redução de custos também serão lançados em outras empresas do Grupo Lufthansa. As negociações com os fabricantes de aeronaves sobre adiamentos extensivos de aquisições planejadas de aeronaves continuam. Além disso, a venda de unidades de negócios não essenciais individuais está sendo examinada no médio prazo.

Capacidade

A redução no desempenho do tráfego em mais de 95% nos meses de abril e maio resultou no grupo inicialmente estacionando 700 de suas 763 aeronaves. A partir deste mês, no entanto, as companhias do grupo devem chegar a 2 mil voos semanais para 130 destinos. Ontem, o Conselho Executivo decidiu aumentar a capacidade oferecida em setembro em até 40% do cronograma original.

Ao mesmo tempo, o número de destinos aumentará para 70% do plano original para voos de longo curso e 90% para voos de curto curso, a fim de oferecer aos clientes a maior variedade possível de destinos. Para isso, está sendo elaborada uma expansão passo a passo do horário dos voos nos próximos três meses. Ao fazer isso,

Receba nossas newsletters