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Aviação

Iran Air decide cancelar encomenda de 12 A380s e já preocupa Airbus

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Superjumbo não é mais uma opção para diversas companhias aéreas

A indústria de aviação comercial balançou na última semana com a encomenda histórica da Iran Air para cerca de 80 novas aeronaves da fabricante Boeing. No entanto, é bom lembrar que no começo deste ano, no dia 28 de janeiro, a mesma Iran Air encomendava 118 aeronaves só que desta vez junto à fabricante francesa Airbus.

Conheça o desafio da Airbus para manter o A380 no mercado comercial de aviação

O tempo passou e nesta terça-feira (20) a companhia iraniana acabou finalizado a ordem de encomenda bilionária, mas com uma mudança que “dói no coração” da Airbus: os 12 A380s que tinham sido previamente encomendados, tiveram suas encomendas canceladas. A informação foi divulgada pelo próprio CEO da Iran Air, Farhad Parvaresh, que não titubeou em remover as maiores aeronaves comerciais do planeta do contrato.

Ao todo, a companhia receberá agora 21 A320ceos, 24 A320neos, 27 A330ceos, 18 A330-900neos e 16 A350-1000s, que já começam a chegar em 2017. Com isso, a Iran Air é mais uma companhia a colocar o futuro do A380 em xeque, já que não é a primeira a desistir ou até mesmo não optar pelo que conhecemos como superjumbo. O M&E já fez uma análise sobre o futuro do A380, matéria que você pode encontrar ao clicar AQUI.

Com isso, os valores reais e atualizados da encomenda não ultrapassarão os US$ 10 bilhões, bem diferente dos cerca de US$ 25 bilhões que seriam fechados anteriormente. Apesar da desistência da Iran Air, a Airbus decidiu não comentar as discussões que têm com seus clientes. Como foi dito acima, a notícia do cancelamento é mais uma bomba que chega à linha de montagem do A380, que terá uma produção de apenas uma aeronave por mês a partir de 2018.

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