Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Curiosidades / Tecnologia

KLM utiliza garrafas pet recicladas para fazer a manutenção das aeronaves

A KLM é a primeira companhia aérea do mundo a reciclar garrafas pet para fazer ferramentas de manutenção e reparo de suas aeronaves. As garrafas são recolhidas ao final dos voos e, recicladas, se transformam em filamentos, utilizados para realizar impressões em 3D, que aceleram os processos de assistência às aeronaves.

Equipe de engenharia da KLM

Equipe de engenharia da KLM

As toneladas de garrafas de plástico que são retiradas de aeronaves no aeroporto Schiphol, em Amsterdã, todos os anos são recicladas e viram esse filamento. Esse procedimento rendeu a empresa uma economia significativa deste material, diminuindo os custos de 60 euros por quilo, para 17 euros por quilo de filamento.

A KLM visa reduzir o volume de seus resíduos em 50% até 2030, em comparação com os níveis de 2011. Essa meta será alcançada produzindo menos resíduos em geral, e aumentando a quantidade que pode ser reciclada. Em 2018, a KLM reduziu o desperdício em 9%, e 28% do que restou foi reciclado.

“Estamos investindo continuamente em produtos e processos sustentáveis e inovadores. Para nossos clientes, para a sociedade e para nossos próprios funcionários. É ótimo ver como somos capazes de produzir produtos úteis a partir de resíduos”, afirmou Ton Dortmans, vice-presidente executivo de Engineering & Maintenance na KLM.

Receba nossas newsletters