Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Lufthansa negocia ajuda estatal de € 9 bi incluindo participação nas ações

Lufthansa fecha parceria com Google Cloud para otimizar as operações da companhia

Ajuda virá por meio de empréstimos do banco estatal e do Fundo de Estabilização Econômica

O Grupo Lufthansa está em negociações avançadas para garantir auxílio estatal por meio do Fundo de Estabilização Econômica (WSF – sigla em alemão). Os moldes ainda não foram decididos, mas o pacote prevê uma ajuda financeira na ordem de 9 bilhões de euros. Deste total, 3 bilhões de euros viriam por meio de um empréstimo KfW, banco estatal de desenvolvimento da Alemanha. O restante seria por meio de um aumento de participação governamental nas ações do Grupo Lufthansa.

A negociação resultaria em uma diluição de 20% do capital social da empresa, que seria equivalente a participação do WSF na companhia. O fundo ressalta que pretende exercer os direitos de voto associados às ações somente em casos excepcionais, como proteção contra uma aquisição.

Uma Assembleia Geral Extraordinária será convocada para discutir os termos da negociação, incluindo o aumento de capital, participação silenciosa e a concessão do empréstimo. As condições esperadas pelo governo alemão incluem a renúncia a pagamentos futuros de dividendos e restrições à remuneração da administração. Além disso, dois assentos no Conselho Fiscal devem ser preenchidos por representantes do Governo Federal.

“A Deutsche Lufthansa AG continua suas negociações com o WSF com o objetivo de chegar rapidamente a uma conclusão, a fim de garantir a solvência da empresa a longo prazo. O pacote de estabilização requer a aprovação do Comitê do WSF, bem como do Conselho Executivo e do Conselho Fiscal da Companhia. Também está sujeito à aprovação da Comissão Europeia”, afirmou a empresa em nota.

Receba nossas newsletters