Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Tecnologia

Mais de 2,6 mil passageiros já embarcaram via reconhecimento facial no Brasil

O programa Embarque + Seguro do Governo Federal ultrapassou a marca de 2,6 mil passageiros viajando pelo país, em mais de 150 voos, sem apresentar documentos e cartão de embarque. Eles só precisaram da imagem de seus rostos para realizar todos os procedimentos necessários à viagem, do check-in ao acesso à aeronave. A iniciativa consiste no uso do reconhecimento facial biométrico para tornar a jornada dos viajantes mais rápida e segura.

5ab4b34a-25ea-4d6b-afd8-bf45cf0c07b3

A iniciativa consiste no uso do reconhecimento facial biométrico para tornar a jornada dos viajantes mais rápida e segura (Ana Paula Aguiar/MInfra)

“A pandemia nos impõe desafios, como diminuir o contato humano, a troca de documentos, de papéis. É uma satisfação estarmos reunidos com uma agenda tão positiva, transformadora. Vamos diminuir em 25% o tempo de embarque, o que reduz muito o custo das aeronaves no solo. É mais conectividade e segurança para os nossos aeroportos”, afirmou o secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.

O Brasil foi o primeiro país do mundo a estabelecer uma ponte aérea biométrica de ponta a ponta, testando o embarque 100% digital simultaneamente em Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ), em junho. “Realizemos o piloto até setembro e partiremos para a adoção nos demais aeroportos já no final do segundo semestre deste ano”, antecipou Sampaio.

O projeto-piloto do Embarque + Seguro começou em outubro de 2020, em Florianópolis (SC); já passou Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Belo Horizonte (Confins), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Ribeirão Preto. Novos testes ocorrerão até setembro. O passo seguinte será a modelagem de negócios, porque há um custo de operação.

Receba nossas newsletters