Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Malaysia suspende futuras entregas do MAX pelo atraso no retorno ao serviço

malaysia

A companhia afirmou, em nota, que as entregas teriam que ter começado em julho de 2019, com cinco unidades a serem recebidas este ano

A Malaysia Airlines decidiu suspender futuras entregas do B737 MAX justamente por conta do atraso no retorno ao serviço. A companhia afirmou, em nota, que as entregas teriam que ter começado em julho de 2019, com cinco unidades a serem recebidas este ano. Agora, dependerá de outra negociação com a própria Boeing para retomar (ou não) às entregas programadas, isto quando o MAX, parado desde março de 2019, estiver pronto para voar.

“Por conta do processo de suspensão da produção e atraso no retorno ao serviço do B737 MAX, a Malaysia Airlines suspendeu a entrega de suas encomendas que estavam previstas para 2020”, disse a companhia, em nota. “Como não há esclarecimentos ainda de uma série de autoridades com relação a retomada de suas operações, nosso diligência técnica ainda está em andamento”, completou.

Histórico

O B737 MAX teve suas operações suspensas em todo mundo em março de 2019, após o acidente com o voo da Ethiopian Airlines, que vitimou 157 pessoas, o segundo a ocorrer com o modelo em menos de seis meses (o primeiro foi com a Lion Air). Investigações apontaram que os acidentes foram causado por uma falha no software de controle conhecido como MCAS (Maneuvering Characteristics Augmentation Software).

A busca pela retomada se deparou no início de dezembro com uma revelação surpreendente. Documentos mostraram que a FAA sabia do alto risco da aeronave. Ao analisar a segurança do modelo após o acidente com a Lion Air, a agência apontou para uma sombria possibilidade de 15 acidentes fatais durante a vida útil da frota, que é de 30 a 45 anos, um acidente a cada dois ou três anos.

No entanto, o órgão permitiu que a aeronave continuasse em operação com os devidos treinamentos. Dias após a revelação, a Boeing anunciou a suspensão da produção do B737 MAX a partir deste mês.

Receba nossas newsletters