Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Operação de fim de ano nos aeroportos começa dia 15

A operação especial do governo para evitar o caos nos aeroportos no fim de ano começa no próximo dia 15 e se estende até o dia 6 de janeiro. 20 milhões de passageiros são esperados nos 33 principais aeroportos do país, um número 7% maior do que o mesmo período do ano passado.

Os detalhes da operação serão divulgados na próxima quarta-feira, depois da aprovação pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). A Polícia Federal, a Receita Federal e a Vigilância Sanitária vão reforçar as equipes nos aeroportos de maior movimento, como Manaus, Brasília, Galeão e Guarulhos. Assim como será feito o reforço das equipes de todos os órgãos que atuam nos terminais e das companhia aéreas.

Dia 19 de dezembro (sexta-feira) é o que mais preocupa aos autoridades, devido à concentração de voos. Entre o Natal e Ano Novo já estão programados 234 movimentos de aeronaves (pousos e decolagens).

O plano do governo inclui uma ação judicial, já preparada pela Advocacia-Geral da União, caso os trabalhadores do setor, em campanha salarial, não cheguem a um acordo e entrem em greve às vésperas do Natal. Neste caso, a AGU entrará com um pedido de liminar no Tribunal Superior do Trabalho para fixar um efetivo mínimo a fim de assegurar as operações nos aeroportos, com multas pesadas caso haja o descumprimento.

Oito mil voos extras – A malha da alta temporada terá oito mil voos extras e uma operação especial que vai até fevereiro já foi acionada, como foi informado pelas companhias aéreas. O plano prevê reforço de equipes, aviões reservas e convênios com restaurantes e hotéis para prestar assistência aos passageiros em caso de atraso ou cancelamento de voos.

A Anac confirmou que vai fiscalizar o cumprimento dos horários previstos dos voos e, no caso de descumprimento, além de perder slots, as empresas poderão ser multadas.

Thalita Cardoso

Receba nossas newsletters