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Aviação / Destinos

Redução de capacidade do Santos Dumont vai começar no segundo semestre, diz governo

aeroporto sdu alexandre macieira riotur Redução de capacidade do Santos Dumont vai começar no segundo semestre, diz governo

A ideia é retornar à capacidade de 9 milhões de passageiros por ano, mas o governo já deixou bem claro que esta redução vai acontecer de maneira gradual (Alexandre Macieira/Riotur)

A fim de tentar resolver o impasse que acabou criando um desequilíbrio entre Santos Dumont e Galeão, o Ministério de Portos e Aeroportos vai mesmo diminuir a capacidade do terminal doméstico. Em busca de um equilíbrio na movimentação de aeronaves e passageiros no Aeroporto Santos Dumont e no Galeão, a ideia do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, sempre foi limitar a capacidade do SDU. E isso deve começar a acontecer no segundo semestre.

As informações são do próprio Ministério. A ideia é retornar à capacidade de 9 milhões de passageiros por ano, mas o governo já deixou bem claro que esta redução vai acontecer de maneira gradual. Em 2022, por exemplo, este número estava em 9,9 milhões. Em 2023, a Infraero aumentou a capacidade para incríveis 15,3 milhões de passageiros por ano, o que acabou criando um imenso “congestionamento” de pessoas pelos corredores do terminal.

O Ministério de Portos e Aeroportos afirmou que vai reduzir a capacidade do Santos Dumont, portanto, de maneira escalonada e a partir do segundo semestre, justamente para não prejudicar os passageiros que já têm bilhetes adquiridos para o período. Uma outra ideia, já compartilhada pelo ministro Márcio França, seria liberar as companhias aéreas de utilizar seus slots apenas quando necessário, num momento em que a demanda cresça, como na alta temporada.

O ministro lembra que o Santos Dumont sempre teve um nível de 9,5 milhões de passageiros/ano ao longo dos últimos dez anos. “O SDU já tinha 9,5 milhões/ano a vida inteira. No ano passado, no governo Bolsonaro, ‘esticaram a corda’ já que queriam incentivar a venda do terminal. Agora, vamos reduzir para chegar ao padrão tradicional. A ideia é reduzir para 9,5 milhões, depois 8,5 e assim vamos reduzindo“, frisou França.

OUTRA SOLUÇÃO POSSÍVEL – Márcio França também externou uma alternativa viável para reequilibrar a movimentação aérea no Rio de Janeiro: “evitar que tenhamos voos daqui para Guarulhos ou Confins, que a conexão se dê aqui. Por exemplo, entregar sua mala no Santos Dumont e receber sua mala na China, embarcando por São Paulo, o que acaba matando a possibilidade da pessoa voar através do Galeão. Isso é algo que queremos inibir”, finalizou França.

Governo pode zerar capacidade do SDU que não resolverá o problema

Flybondi aparece pela primeira vez no painel de voos do RIOgaleão e1658423161933 Redução de capacidade do Santos Dumont vai começar no segundo semestre, diz governo

Márcio França deixa bem claro que a redução de passageiros no SDU não será suficiente para devolver o fôlego financeiro da Changi no Galeão (Arquivo/M&E)

Márcio França deixa bem claro que a redução de passageiros no SDU não será suficiente para devolver o fôlego financeiro da Changi. “Esta questão só será resolvida se houver outro formato de prestação de valor de outorga. Existe algumas possibilidades já propostas, eles (Changi) não disseram sim ou não, estamos aguardando uma resposta. Logo depois, em meados de maio, teremos uma reunião com o governo e a prefeitura do Rio”, disse o ministro.

Ele disse ainda que a Changi foi bem clara: “pode tirar todos os passageiros do Santos Dumont, que não acaba com os problemas financeiros do Galeão”. A concessionária quer reduzir pela metade o que tem que pagar, o que, segundo o governo, de fato, não irá acontecer, como já vimos aqui no M&E. “Todos os aeroportos voltaram a pagar o que pagavam. Guarulhos paga R$ 1,5 bilhão por ano. Exigimos investimento para descontar da outorga, mas tem que existir boa vontade da empresa”, destacou.

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