Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

Apesar de pedido da Changi, Governo não reduzirá valor da outorga do Galeão

Ful3VYcWIAIfbxM Apesar de pedido da Changi, Governo não reduzirá valor da outorga do Galeão

Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, em entrevista ao lado de Eduardo Paes, prefeito do Rio, e Claudio Castro, governador do RJ (Sérgio Francês)

O governo federal não reduzirá o valor de outorga anual do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro. O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou que a concessionária Changi precisa pagar anualmente R$ 1,3 bilhão à União para manter a concessão do terminal, embora pleiteie que o valor seja reduzido pela metade para se manter como administradora. Tudo para tentar resolver o impasse que acabou criando um desequilíbrio entre Santos Dumont e Galeão.

O ministro afirmou que não tem como, do ponto de vista legal, reduzir o valor da outorga: “Não temos autoridade. Temos 70 aeroportos concedidos, se você reduzir a outorga de um, você tem que reduzir de todos”

O ministro afirmou que não tem como, do ponto de vista legal, reduzir o valor da outorga: “Não temos autoridade. Temos 70 aeroportos concedidos, se você reduzir a outorga de um, você tem que reduzir de todos. E, se eu reduzir a outorga, poderá passar pela cabeça do segundo colocado, que participou da [mesma] concorrência e que perdeu, ‘eu podia ter ganho’”, disse.

Márcio França afirmou que, uma das possibilidades analisadas pelo governo, é que a Changi faça investimentos no Galeão, em troca de abatimentos no valor da outorga. Caso a concessionária não aceite os termos do governo e resolva deixar a concessão, o União deve fazer uma relicitação do aeroporto. De acordo com o ministro, até que o processo seja concluído e uma nova concessionária seja escolhida, a estatal Infraero poderá assumir o controle das operações do Galeão.

Fonte: Agência Brasil

Receba nossas newsletters