Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Segunda maior aérea da Itália entra em liquidação e suspende operações

air_italy_b737_max

A liquidação da Air Italy acontece dois anos após o rebranding realizado em fevereiro de 2018

Após dois anos seguidos de prejuízos milionários, a segunda maior companhia aérea da Itália suspendeu suas operações nessa terça-feira (11). A Air Italy (antiga Meridiana) teve seu futuro interrompido após uma reunião do próprio conselho, em Milão. Ficou decidido que a maior acionista da companhia, Alisarda, não teria mais condições de arcar com as perdas da companhia e, consequentemente, sem condições de seguir operando-a.

Sendo assim, a Air Italy será liquidada “in bonis”, ou seja, está previsto o pagamento de todos os funcionários e credores, negócio deliberado de forma unânime pelos dois acionistas (Alisarda e Qatar Airways). “Por motivos de segurança e proteção tanto dos funcionários quanto dos passageiros, a partir de hoje vigora a suspensão técnica dos voos”, disse o presidente da Air Italy, Roberto Spada.

A liquidação da Air Italy acontece dois anos após o rebranding realizado em fevereiro de 2018, que pôs fim ao nome Meridiana e colocou a Qatar Airways na jogada, adquirindo logo 49% de participação, enquanto os outros 51% estão com a Alisarda. Na época, a Air Italy nascia com a missão de concorrer diretamente com a Alitalia (que também não está tão bem assim), mas acabou acumulando 360 milhões de euros de prejuízo em dois anos.

Enquanto os voos seguem operando até o dia 25 de fevereiro, mesmo que por outras companhias parceiras, e os bilhetes sendo reembolsados em datas após a estipulada sem transtornos, a Qatar Airways afirmou que estaria pronta para continuar dando apoio à companhia. No entanto, seria limitada pelas regras da União Europeia, que não permite elevar a participação acima de 49% porque a Qatar Airways é uma entidade não pertencente à UE.

Receba nossas newsletters