Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Sem ajuda, American cortará 55% da capacidade e 19 mil funcionários em outubro

B787-9 Dreamliner (Divulgação/American)

B787-9 Dreamliner (Divulgação/American)

A American Airlines será obrigada a cortar 55% de sua capacidade e demitir até 19 mil funcionários em outubro, mês em que chega ao fim os auxílios do governo norte-americano, através do pacote Cares, que proporcionou até US$ 50 bilhões de ajuda para a indústria aérea dos Estados Unidos. A companhia informou que encerrará o serviço para 15 cidades no dia 7 de outubro, já antecipando possíveis reduções semelhantes por outras aéreas sem ajuda.

As companhias que aceitaram a assistência federal para ajudar a cobrir os custos da folha de pagamento concordaram em continuar voando para todos os locais que serviam desde o 1º de março. Embora o Departamento de Transporte dos EUA tenha autorizado posteriormente a suspensão de alguns voos devido à baixa demanda sustentada, a grande parte das restrições está definida para expirar mesmo no dia 1º de outubro.

Com relação ao número de trabalhadores, a American, que começou o ano com mais de 133,7 mil funcionários, já anunciou que precisará reduzir o número de funcionários em “pelo menos” 40 mil. Cerca de 12,5 mil já concordaram em deixar a empresa com aposentadoria antecipada ou pacotes de aquisição, e outros 11 mil concordaram com licenças voluntárias no mês de outubro.

“Mesmo com esses sacrifícios, aproximadamente 19 mil membros de nossa equipe serão dispensados no dia 1º de outubro, a menos que haja uma extensão da [ajuda federal]”, disse a carta assinada pelo CEO Doug Parker e pelo presidente Robert Isom enviado aos funcionários. A American informou que avisos de demissão já foram enviados para 17,5 mil  funcionários.

Fonte: Bloomberg e CNN

Receba nossas newsletters