Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Snea aponta desaceleração no tráfego internacional de passageiros

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a demanda de passageiros nos voos internacionais das companhias brasileiras teve uma retração de 2,65% no acumulado dos primeiros oito meses de 2012. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), na tentativa de ajustar a oferta de assentos à fraca demanda, as empresas aéreas reduziram a oferta em 3,77% em agosto e 2% de janeiro a agosto. A estratégia permitiu que o a taxa média de ocupação chegou a 79%, superando em 0,9 pontos percentuais agosto de 2011.

Segundo a entidade, esses números mostram que as empresas brasileiras vêm enfrentando dificuldades no mercado internacional em função da crise europeia e da economia norte-americana. “Outros complicadores são a desaceleração da economia brasileira e o aumento dos custos dos principais insumos setoriais, notadamente devido à variação cambial com a valorização de quase 30% do dólar americano frente ao real e do preço do combustível com o barril do petróleo próximo a US$ 100 coloca forte pressão sobre o valor das tarifas aéreas internacionais”, disse o Snea em comunicado.

Neste cenário, a demanda acumulada até agosto (0,18%) encontra-se quase estável em relação ao ano passado e pouco abaixo da faixa de variação anual de 2012 sobre 2011, prevista pelo Snea (de 1% a 4%). A íntegra do estudo do Sena pode ser visto no (www.snea.com.br/estudos).

Receba nossas newsletters