A Star Alliance está promovendo um Status Match para os antigos clientes fidelidade da Avianca Brasil, que desde maio deste ano não opera mais voos no Brasil. O Desafio de Alinhamento do Status Amigo é uma forma de os clientes que estavam no status Amigo Diamond ou Amigo Gold, no dia 1° de março de 2019, no antigo programa de passageiro frequente da Avianca Brasil não perderem seus pontos de troca com as outras empresas da aliança.
O Desafio de Alinhamento de Status Amigo ocorre entre a meia-noite de 4 de novembro de 2019 às 23h59 de 30 de novembro de 2019 e a solicitação do cartão Status Star Alliance Gold deverá ser feita com apenas um dos cinco programas de passageiro participantes do Desafio de Alinhamento, sendo elas Air Canadá, com o programa Aeroplan, a Avianca, com o LifeMiles, a Copa Airlines, com o ConnectMiles, a TAP, com o TAP Miles & Go e a Turkish Airlines, com o Miles & Smiles.
O nome “desafio” vem porque, porque que o passageiro, durante o período de experimentação disponibilizado pelas companhias, precisa atingir determinadas metas para que o programa fidelidade tenha continuidade. As metas e os períodos também variam de acordo com cada uma das participantes do programa, que podem ser conferidas no site https://www.staralliance.com/pt/amigo-status-challenge.
Para solicitar o novo cartão Star Alliance Gold, o passageiro precisa que, no dia 1° de março de 2019, o seu status estivesse em Amigo Diamond ou Amigo Gold no antigo programa de fidelidade da Avianca Brasil, e inicialmente deve inscrever-se no programa de passageiro frequente da companhia escolhida. Quando for gerado o novo número de associado, é possível realizar o cadastro no site do Amigo Status Challenge. Em caso de o passageiro já ser associado na companhia desejada, não é necessária a realização de outro cadastro, o número a ser adicionado na solicitação pode ser o já existente naquele programa.
Caso o status do antigo programa da Avianca seja validado, o cliente receberá um email automático para confirmar o registro. O programa de passageiro frequente contratado irá então confirmar a concessão do status ou a participação no programa dentro do intervalo de oito semanas a partir da data de envio. Caso a validação não seja concedida, a Star Alliance pode solicitar a revisão e reenvio da solicitação.