Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Tam Cargo se torna associada da Abear

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, e Dario Tsuguma, que representou a Tam Cargo no anúncio oficial

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, e Dario Tsuguma, que representou a Tam Cargo no anúncio oficial


O mais novo membro da Abear não transporta passageiros e sim cargas. A partir desta quinta-feira (19), a Tam Cargo passa a integrar a lista de empresas na associação. Com um associado voltado para o transporte de produtos, a Abear passa a atuar em prol de benefícios deste segmento, conforme garantiu o seu presidente, Eduardo Sanovicz.

Durante o ano de 2012, o Brasil registrou o fluxo comercial para o exterior em torno de US$ 500 bilhões e, deste total, 11% entrou ou saiu do país de avião. “Este é um setor extremamente importante que passamos a integrar em nossa pauta com o governo, sociedade e nas cadeias de produções”, disse Sanovicz.

A empresa é uma operação conjunta do grupo Latam e da ABSA, empresa nacional de transporte de cargas aéreas que se aliou ao grupo há cerca de um ano e meio. “Nós representamos cerca de 25% de toda a entrada e saída de produtos via aérea do país”, afirmou Dario Tsuguma, que representou a Tam Cargo no anúncio oficial da entrada da empresa na Abear.

Cerca de 80% dos produtos comercializados pela internet tem como movimentação, incluindo a entrada no país, via aérea. “A Abear precisa mostrar a sociedade a importância social do transporte de cargas”, afirmou Sanovicz. Apesar de integrar o grupo, Tsuguma apontou que a entrada não acarretará em benefícios de cursos à Tam Cargo e, se acontecer, será “a meio ou longo prazo”.

Reflexo da economia –
Segundo apontou o presidente, o transporte de cargas acaba sendo um termômetro da economia nacional. “Se a economia está fraca, o transporte de cargas cai. Ela normalmente segue o PIB [Produto Interno Bruto]”, explicou. Apesar da importância econômica, ele disse que o setor de cargas não é lembrado em muitos momentos e é deixado em segundo plano.

Arthur Stabile

Receba nossas newsletters