Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

TAP negocia ajuda estatal de 1 bilhão de euros

O modelo escolhido para operar os novos voos foi o A321NEO

O valor a ser recebido pela TAP ainda não está totalmente decicido, mas o cálculo deverá estar em linha com o definido nos apoios públicos a outras companhias aéreas europeias

A TAP deve receber uma ajuda governamental de cerca de 1 bilhão de euros. As negociações com o governo estão avançadas e todos os detalhes podem ser divulgados em breve, informou o Jornal de Negócios. O ministro da Infraestrutura e Habitação de Portugal, Pedro Santos, disse que o Estado está disponível para intervir na TAP mas exige, em troca, dividir encargos com os acionistas privados e controlar o destino do dinheiro, com relação à movimentação de caixa que será realizada.

Segundo a rádio portuguesa TSF, nas últimas duas semanas o Estado e acionistas privados da TAP estão em busca de uma solução para salvar a companhia aérea. O valor a ser recebido pela TAP ainda não está totalmente decicido, mas o cálculo deverá estar em linha com o definido nos apoios públicos a outras companhias aéreas europeias.

Falta também definir os moldes em que será feita a injeção do dinheiro do Estado. A ajuda pode passar por um empréstimo público ou privado garantido pelo Estado. Em caso de descumprimento por parte da TAP, esses empréstimos seriam convertidos em ações do Estado, o que poderia criar cenários de uma reestatização ou mesmo o da insolvência da companhia.

O Governo de Portugal espera decidir mesmo em junho sobre a injeção de capital na TAP. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado do Tesouro de Portugal, Álvaro Novo, na última semana. A expectativa é de que uma análise sobre o pedido de auxílio da companhia seja concluída até o fim deste mês. Portugal também cogita a possibilidade de estatizar a TAP para garantir sua sobrevivência em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Receba nossas newsletters