Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

TAP negocia devolução de aeronaves; plano de reestruturação sai este mês

O modelo escolhido para operar os novos voos foi o A321NEO

Ministro Pedro Nuno Santos afirmou que empresa já negocia cancelamento de encomendas

A TAP iniciou nos últimos meses um processo de reestruturação da frota, que deve resultar na redução do número de aeronaves da companhia. A informação foi confirmada na última quarta-feira (4) pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação de Portugal, Pedro Nuno Santos, durante audiência sobre o Orçamento de 2021, realizada no Parlamento.

“Abandonamos as encomendas feitas e estamos negociando a devolução de alguns aviões”, afirmou Santos. “No plano de reestruturação, que conheceremos em breve, haverá uma alteração na composição da frota da TAP”, completou o ministro, ao explicar que

As mudanças fazem parte da reestruturação proposta pelo governo de Portugal, que incluíram o controle estatal da companhia, aprovado no fim de outubro pelo Autoridade de Concorrência de Portugal.

O ministro destacou que até o final deste ano a companhia aérea precisará usar quase o valor integral da ajuda financeira de 1,2 bilhão de euros, autorizada pela Comissão Europeia. “Durante esse tempo a TAP tem de desenvolver um plano reestruturação que garanta à Comissão Europeia a sua viabilidade para os próximos 10 anos. Aí é que estarão as necessidades em termos de injeção adicional, e aí é que iremos identificar o valor necessário para promover a recuperação da empresa”, frisou.

Pedro Nuno Santos ainda afirmou que o plano de reestruturação da companhia será apresentado até o fim deste mês, incluindo uma previsão de quando a companhia deve equilibrar as contas e em que ano começará a devolver o dinheiro investido pelo estado.

Receba nossas newsletters