Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Teresina pesquisa perfil do turista que visita a capital do Piauí

cc4ee536 ab7c 4aa1 a7cc 06eef1ac6e31 2 Teresina pesquisa perfil do turista que visita a capital do Piauí

Pesquisador avalia o perfil do turista que visita Teresina Foto: Divulgação

Com o objetivo de avaliar o perfil do turista que visita Teresina, capital do Piauí, e dos teresinenses que viajam e calcular a receita e a despesa gerada pela atividade turística, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) está realizando pesquisas de Turismo Receptivo e Emissivo no Aeroporto Senador Petrônio Portela,

A equipe da Semdec está trabalhando durante os sete dias da semana para incluir nas pesquisas os diferentes perfis entre as pessoas que viajam no meio da semana e nos finais de semana.

“O turista que vem a Teresina durante a semana tem um perfil completamente diferente daquele que chega nos finais de semana”, explicou o coordenador de Turismo da Semdec, Eneas Barros. “Com uma abrangência de sete dias, será possível evitar a tendência nas pesquisas e ter resultados mais fidedignos, como, por exemplo, a certeza de que o turista vem a Teresina motivado por três razões: negócios, eventos e saúde”, finalizou.

20221106_131941-COLLAGE (2)

Eneas Barros, coordenador de Turismo da Semdec

Segundo informações da coordenação de Turismo da Semdec, em 2019 Teresina recebeu 919 mil turistas, gerando uma receita superior a R$ 800 milhões. Nos dois anos seguintes, o fluxo e a receita caíram 50%, por conta da pandemia, e, em razão disso, a Semdec desenvolve esforços para retomar o fluxo anterior à pandemia.

A Semdec monitora o fluxo turístico de Teresina há oito anos, quando as pesquisas iniciaram. Utilizando os resultados coletados no Portão de Embarque são identificados os turistas que visitam a capital e a receita gerada. Por outro lado, os questionários aplicados no Portão de Desembarque revelam quantos teresinenses viajaram e qual foi o gasto realizado fora da cidade.

A diferença entre Receita e Despesa turísticas revela se o turismo em Teresina é superavitário ou deficitário. Os resultados devem ser divulgados até o dia 10 de dezembro.

Rede hoteleira – A pesquisa está sendo realizada pelas estagiárias do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Maria Damasceno e Kályika Mendes, e consiste em visitas aos meios de hospedagem cadastrados na Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Piauí (ABIH-PI).

“Os estágios oferecidos pela Semedec são realizados para a execução de projetos que sejam de interesse do município de Teresina”, explicou o coordenador de Turismo, Eneas Barros. “Por exemplo, essa é uma pesquisa inédita para o nosso Turismo, pois estará revelando algumas informações até então desconhecidas do mercado, como a quantidade de pessoas empregadas no setor, a taxa de ocupação de unidades habitacionais e as formas operacionais dos empreendimentos”, salientou.

Pesquisa inédita da SEMDEC revelará perfil hoteleiro de Teresina. Foto (AscomSemdec)

Pesquisa inédita da Semdec revelará perfil hoteleiro de Teresina. Foto (AscomSemdec)

Para a gerente de Turismo da coordenação de Turismo da Semdec, Mércia Brito, “a pesquisa é importante para entender um dos setores mais representativos da atividade turística, que é a hotelaria, e atualizar o banco de informações para auxiliar empresários e investidores”.

Nesta quinta-feira (17) um dos hotéis visitados foi o Luxor Soft Hotel, onde as pesquisadoras ouviram o coordenador de Vendas, Ítalo Viana. “Foi com muita satisfação que recebi as estagiárias da Semdec no Luxor Soft Hotel, ocasião em que pudemos oferecer todo o suporte necessário para o entendimento da atividade hoteleira de nossa Teresina”, disse Ítalo Viana.

O trabalho de pesquisa já passou pelos hotéis Luxor Soft Hotel, Fórmula Arrey Hotel, Metropolitan Hotel, Blue Tree Towers Rio Poty Hotel e Uchôa Teresina Hotel e se estenderá pelo restante do mês de novembro, dezembro e janeiro de 2023 e os resultados divulgados em fevereiro.

 

 

 

Receba nossas newsletters