O projeto artístico “Inner Portrait”, lançado pela Turkish Airlines, em parceria com o artista de mídia Refik Anadol, aterrisa no país do artista anfitrião: a Turquia. Após sua estreia na Art Basel, na Suíça, em junho, a exposição expande e propõe novas perspectivas em relação à temática “viagem”, transformando os dados biológicos de viajantes em obras de arte, por intermédio da Inteligência Artificial.
O projeto explora as paisagens internas de quatro indivíduos que nunca viajaram para o exterior. Tuikuru, o brasileiro da Amazônia, que explora as movimentadas ruas de Tóquio (Japão), enquanto Esther, uma queniana, descobre a rica história de Istambul (Turquia). Sahar, uma australiana, embarca em uma jornada pelas antigas maravilhas de Göbeklitepe e da Capadócia (Turquia), enquanto Sigurbjörn, um islandês, experimenta a beleza impressionante da Jordânia.
Os dados coletados durante as viagens, como respostas biológicas e neurobiológicas, foram analisados com tecnologias avançadas, incluindo sensores EEG e dispositivos Empatica Watch, e transformados em arte por Refik Anadol e equipe.
O documentário do projeto, dirigido por Jennifer Peedom e filmado por Renan Ozturk, será lançado em plataformas digitais em 2025, enquanto a exposição viajará pelo mundo nos próximos meses. Confira o trailer do documentário no canal da Turkish Airlines no Youtube.