A United Airlines e a Delta Air Lines são as duas últimas companhias aéreas norte-americanas a iniciar a contagem regressiva para a aposentadoria da icônica frota de Boeing 747s. A ideia das empresas norte-americanas é que todos os 25 B747s restantes sejam retirados de operação até outubro de 2018, o que abrirá espaço para uma frota de aeronaves mais moderna e pronta para atender as viagens de longa distância, como os B787s e os B777s.
Atualmente, somente as duas companhias utilizam o modelo no transporte de passageiros nos Estados Unidos, o acaba criando uma contagem regressiva natural para voar pela última vez no jumbo. A ideia é que a Delta Air Lines finalize as operações do B747s até o fim do próximo ano, enquanto a United deve demorar um pouco mais para realizar a operação: até outubro de 2018.
Para ambas, existirá uma queda no número de assentos em relação ao B787 Dreamliner, já que os B747-400s podem tranportar até 374 e 376 passageiros, respectivamente, enquanto os modelos Dreamliner 787-8 e 787-9 só embarcam 219 e 252 passageiros, respectivamente. Pelo lado do triple-seven, não há tanta vantagem, já que ambas possuem diversas configurações que podem chegar a 364 assentos.
Para o porta-voz da Delta, Morgan Durrant, a companhia acredita que apenas cinco B747-400s estarão em serviço até o fim deste ano, já que a Delta utilizará diversos modelos para substituir o clássico widebody, entre eles o A330, que já foi entregue à companhia, e o A350 que deve ser entregue no começo do próximo ano.